<$BlogRSDUrl$>
quarta-feira, outubro 15, 2003

"NOVA CASA" 

O aaanumberone termina aqui!
“Renasce” agora mesmo numa “nova casa”, com um novo nome: “Memória Virtual”.
Aguardo a sua visita.
Obrigado a todos.

terça-feira, outubro 14, 2003

“MANAGER” (II) – FIXAR OBJECTIVOS, ACOMPANHAR E CONTROLAR, AVALIAR OS RESULTADOS 

Um objectivo corresponde à declaração específica de um determinado resultado esperado, devendo ser claro, realista, devidamente quantificado e tendo um prazo de execução definido.
Exercer um controlo sobre o trabalho de um colaborador é inerente à responsabilidade hierárquica; caso não possa ser exercido, a autoridade será necessariamente colocada em causa.
Mas exercer o controlo é também, e talvez sobretudo, apoiar e aconselhar na tomada de acções correctivas. Passa portanto pela existência prévia de objectivos fixados com precisão, assim como por ferramentas e meios que permitam medir/comparar a situação atingida com o resultado pretendido, culminando na adopção de medidas correctivas, de forma a minimizar os desvios face ao objectivo.
O controlo, sendo um meio de avaliação, deve ter também um papel “formador”, contribuindo para a melhoria do desempenho.
A fase de avaliação dos resultados deverá compreender duas etapas: auto-avaliação por parte do próprio colaborador; apreciação do responsável hierárquico, incidindo necessariamente sobre os resultados e não sobre a pessoa.
Em reuniões com colaboradores, de forma a assegurar uma comunicação eficaz, é fundamental: manter uma escuta recíproca, deixar falar o colaborador; ser paciente; manter a calma; não criticar; colocar questões; sublinhar os pontos de acordo; identificar os pontos de desacordo, discuti-los e negociá-los.
[388]


O TRABALHO (III)  

Podemos, ao invés, interrogar-nos sobre o que faríamos se ficássemos “libertos” (todos) de ter uma actividade profissional.
Seria errado pensar que talvez apenas uma relativamente pequena parte da população utilizaria esse “novo tempo livre” para se instruir, para aprender, para inovar, inventar um “novo mundo”; e que, uma parte relevante da população mundial não faria nada mais que “preguiçar” indefinidamente (optando pela via da “facilidade” e, consequentemente, da “mediocridade”)?
Será legítima a interrogação se a "sociedade", pelos constrangimentos que determina – impondo ao homem uma espécie de trabalho “compulsivo” – terá acabado por “fazer a agulha”, orientando-nos de forma a contornar a que seria eventualmente a tendência “natural” do género humano?
[387]

O TRABALHO (II)  

Apesar de, em 1900, o trabalho ocupar cerca de um terço da vida e, hoje, apenas cerca de 20 % (considerando os fins-de-semana, férias e feriados), passou a ser visto como um prolongamento da existência, a concretização (forma de “realização”) da vida, um meio de expressão pelo qual nos tornamos assimiláveis aos outros, sem o qual nos sentiríamos excluídos socialmente.
Mas a realidade efectiva é que o trabalho nos acompanha muito para além das instalações físicas em que é desenvolvido, ocupando parte muito relevante das nossas mentes.
Em determinadas actividades, demasiadamente absorventes, entra-se num ciclo, simultaneamente “virtuoso” e “vicioso”: por um lado, numa sociedade que se fundamentará na “meritocracia”, o bom desempenho traduz-se em feedback (reconhecimento), re-alimentando, por sua vez, a necessidade de continuar a “investir” e a progredir na carreira (com subsequente “acréscimo” de reconhecimento); por outro, tal gera uma engrenagem da qual é difícil à pessoa individual conseguir libertar-se, a “vontade” / “necessidade” (de afirmação pessoal) tem reflexos numa espiral de dedicação ou envolvimento, cada vez mais consumidora de tempo e de disponibilidade mental.
A sobrevalorização do papel do trabalho, a competitividade exacerbada, fez-nos esquecer (!?) que uma sociedade, para se desenvolver, necessita também de outra coisas, desde a participação social activa, às actividades familiares, ao cultivar de um ciclo de amizades, até à vertente amorosa e, in fine, pessoal.
[386]

O TRABALHO (I)  

... Continuando a falar e a reflectir sobre o trabalho...
O trabalho nasceu como uma actividade que produz riqueza.
Não obstante, no mundo grego, era visto de forma negativa (como um “mero conjunto de esforços físicos”), sendo a “nobreza” associada à intelectualidade dos “amantes da sabedoria” (filósofos).
A Reforma instigou uma passagem aos valores associados ao trabalho, desenvolvendo a ideia de uma ética do “labor”. Com Adam Smith, surge o conceito geral do trabalho como origem de todas as riquezas.
No Século XIX, Hegel e Marx defenderam uma concepção do trabalho como um valor central da actividade humana, permitindo ao homem atingir a sua realização.
Transformou-se entretanto também num sistema de distribuição de direitos sociais; esperamos dele um rendimento, uma função social, uma ocupação.
Nos dias de hoje, o trabalho corresponde ao preenchimento de uma função num sistema, sendo nomeadamente as funções de integração social e de acesso a um status social fortemente perturbadas por situações de desemprego.
[385]


1949 – DUAS ALEMANHAS 

“Criada, em 8 de Maio, a República Federal da Alemanha (RFA), tendo como chanceler o cristão-democrata Konrad Adenauer. A República Democrática Alemã (RDA) será criada a 7 de Outubro, na zona de ocupação soviética, liderada por Otto Grotewohl.”
[384]
segunda-feira, outubro 13, 2003

“MANAGER” (I) – CLARIFICAR REGRAS E DEFINIR FUNÇÕES 

Falando de assuntos mais sérios: no “tema livre” desta semana, resolvi reflectir um pouco sobre o papel do “Manager” na gestão de uma equipa. Para tal, apoiei-me no livro “Manager son équipe au quotidien”, de Bernard Diridollou (Éditions d’Organisation). Assim, ao longo desta semana, serão brevemente afloradas as seguintes questões: “Clarificar regras e definir funções”; “ Fixar objectivos, acompanhar e controlar, avaliar os resultados”; “Criticar e gerir conflitos”; “Delegar”; “Motivar”. Trata-se de temas que, podendo parecer muito específicos, serão contudo, em minha opinião, generalizáveis a muitas situações do quotidiano pelo que, penso, de interesse; deixo portanto também um convite à reflexão.

Inúmeras empresas operam ainda sem ter definido nunca, aos seus colaboradores, os seus valores, nem os comportamentos indispensáveis à eficácia e ao sucesso.
Clarificar as “regras do jogo” passa por dar pontos de referência aos colaboradores, indicar as prioridades e imposições.
Tal deve ser concretizado de forma explícita, por via de regras que sejam efectivamente aplicáveis, necessariamente úteis, mas que possam, ao mesmo tempo, ter alguma flexibilidade. Estas regras deverão permitir precisar os valores comuns, clarificar os objectivos, situando-os na perspectiva da empresa, desenvolver a coesão e suscitar a implicação pessoal de cada um.
Adicionalmente, deverão ser definidas as funções de cada colaborador: quais as responsabilidades individuais, possibilitando a sua compreensão e interiorização pelos implicados.
[383]

EURO 2004 - "PLAY-OFF" 

Fazendo os prognósticos antecipadamente (e não "só no fim do jogo", como se costuma dizer por graça no "futebolês"), a Espanha, Holanda, Turquia, Rússia e Croácia são fortes candidatos (em minha opinião) a marcar presença na Fase Final do EURO 2004, na sequência do sorteio dos play-off hoje realizado, que deu origem aos seguintes jogos, a disputar em Novembro: Espanha-Noruega; Escócia-Holanda; Letónia-Turquia; Rússia-País de Gales; Croácia-Eslovénia.
[382]

5000! (III) 

O aaanumberone é ou foi lido em Portugal, Brasil, Espanha, Inglaterra, Bélgica, EUA, França, Itália, Canadá, Suécia, Japão, R. Dominicana, Argentina, Chipre, Suíça, México, Alemanha, Israel, Holanda, Luxemburgo, Angola, Taiwan, Marrocos, Uruguai, Singapura, Dinamarca, Austrália e Colômbia.
Quero portanto aproveitar esta “comemoração” especial para agradecer a todos, quer sejam visitantes mais ou menos “anónimos”, quer sejam mais conhecidos; quer sejam apenas leitores, quer sejam também “colegas escritores”.
Claro que me parece oportuna uma referência particular aos “colegas” que me têm indicado maior número de “novos amigos”: obrigado ao Francisco José Viegas / Aviz (como se compreende facilmente, o maior “referrer”); ao João / Terras do Nunca; ao João L. Nogueira / Socio(b)logue; à Catarina Campos / 100nada; ao César Valente / Carta Aberta (Brasil); ao Martin Pawley / Dias estranhos (Galiza); ao Almocreve das Petas; ao Crítico Musical; ao João Carvalho Fernandes / Fumaças.
Obrigado também aos que são talvez os mais assíduos leitores e/ou “comentadores” (pelo menos aqueles que foi possível identificar): Paulo Gorjão / Bloguítica Nacional; O Carimbo; Carlos Vaz Marques / Outro, eu; Mário Pires / Retorta; Rui Branco / Adufe; Nuno / Janela para o Rio; e, finalmente, ao “campeão dos comentários”, Ricardo / Rebique. Por falar em comentários, agradeço mais uma vez os da Fábia / Fal (Drops da Fal) e da Cláudia Bia (100sal), assim como os da Catarina Campos (100nada, em mudança para uma "nova casa"), que constituíram enormes incentivos.

Por fim – pedindo desculpa pela falta de capacidade de síntese desta “entrada” (em 3 partes) –, para quem chega de novo, preparei um resumo dos textos que considero mais “marcantes”, cujos links podem ser encontrados na coluna da direita (“Retrospectiva”), nomeadamente: “Equador”, “Human Development Index”, “Blogues Brasil e Portugal”, “Debate NTV”, “ONU – Iraque – Que futuro?”, “Guiné-Bissau – País de futuro”, “Vício dos blogues”.
[381]

5000! (II) 

Só a partir do início de Julho consegui colocar a funcionar o “sitemeter”; quando, no dia 1 de Agosto, atingi os 1 000 visitantes, fiquei muito satisfeito, mas escrevi que não voltaria a referir o assunto nos próximos tempos, para não maçar os leitores...
Ontem à noite, o aaanumberone atingiu os 5 000 visitantes e as 12 500 “pageviews”; é uma “enormidade” que não imaginava sequer alcançar quando comecei.
Da média diária de 20 visitantes nas primeiras semanas, passou a cerca de 75 nas últimas (com um máximo de 93 visitantes no dia 23 de Julho – dia em que apresentei um resumo de um debate televisivo sobre os “blogues”, na NTV, com moderação de Francisco José Viegas), oscilando neste mês entre os 60 e 80 visitantes diários (com quebras regulares aos fins-de-semana, “caindo” até aos 40 visitantes).
O aumento do visitas diárias, assim como os cerca de 50 “colegas bloguistas” que incluíram o aaanumberone nas suas listas de “recomendados”, fizeram inevitavelmente aumentar a motivação para escrever e, ao mesmo tempo, criaram em mim uma “responsabilidade” de não os “desiludir”.
O aaanumberone cresceu, alargou o seu âmbito (sem esquecer o objectivo inicial!) e, até onde me for possível, em função do tempo disponível (que irá escassear drasticamente de Janeiro a Março, devido a compromissos profissionais), procurarei continuar a escrever sobre os assuntos que me “dizem” mais.
[380]

5000! (I) 

O aaanumberone começou no dia 28 de Junho.
Até esse dia, basicamente, não sabia nada sobre “blogues”, sobre páginas na net, sobre links… não tinha uma ideia concreta sobre para que iria servir esta página; apenas sabia que sempre gostei de escrever, tendo sido levado pelo entusiasmo de, com um formato “prêt-à-porter”, poder “divulgar” as coisas “melhores” de Portugal e do Mundo; em concreto, no momento, “tinha que colocar no papel” o fascínio que tinha experimentado com a leitura do livro de Miguel Sousa Tavares (“Equador”) – gostei tanto do livro, que fui logo “a correr” comprar outro para oferecer
Evidentemente que gosto da sensação de “ser lido”, de que alguém se interessa pelas coisas que também me interessam, de ter “feedback”.
Nunca pensei (apesar do “truque” do nome do “blogue”, que queria principalmente associar a figuras “ímpares”, que se destacassem pela positiva – daí o “Number One” – os primeiros textos referiam-se a Miguel Sousa Tavares e a Carlos Queirós…) num objectivo de visitantes a atingir. No máximo, o que eu pretenderia seria que o aaanumberone não ficasse completamente esquecido no anonimato.
Foram poucas as pessoas a quem, na fase inicial, disse que tinha criado um “blogue” (não mais que “meia-dúzia”); fiquei à espera que ele fosse sendo “descoberto”…
[379]

1949 – NOBEL DA MEDICINA 

“Atribuído ao professor e investigador Egas Moniz, que em 1927 realiza a primeira angiografia cerebral. Criará também a leucotomia pré-frontal, para tratamento de psicoses.”
[378]


1949 – CHINA POPULAR 

“As forças comunistas, lideradas por Mao Zedong, proclamam em Pequim a República Popular da China. Em consequência, as forças nacionalistas de Chang Kai-Chek instalam-se na ilha Formosa (Taiwan)”.
[377]
domingo, outubro 12, 2003

IGOR ASTARLOA - CAMPEÃO MUNDIAL DE CICLISMO 

... O prometido é devido... Cá está o último campeão mundial do dia (três campeões num só dia, sinal de que o ano se aproxima a passos largos do seu final...), o espanhol Igor Astarloa, vencedor da prova de estrada realizada hoje em Hamilton, no Canadá; a Espanha conseguiu igualmente a medalha de prata, por intermédio de Alejandro Valverde; o 3º lugar foi obtido pelo belga Peter van Petegem.

P. S. Para além dos três campeões individuais referidos ao longo do dia, a equipa feminina de futebol da Alemanha conquistou também hoje, nos EUA, o título de Campeã Mundial, ao vencer na final a Suécia, por 2-1 (no prolongamento, com "golo dourado"); no 3º lugar, classificou-se a equipa dos EUA, vencedora do Canadá por 3-1.
[376]

DIÁRIO - XII – MIGUEL TORGA (VII) 

“S. Martinho de Anta, 24 de Dezembro de 1976 – São tantas da noite. Sentado à lareira, com o rádio aberto a transmitir os gorjeios de uma senhora que me parecem um comentário escarninho ao que escrevo, medito na minha vida, cada vez mais perto do fim. O que fiz e não fiz, o peso que tiveram em tudo quanto realizei literariamente, e até humanamente, esta paisagem e as sombras que a habitam, a distância a que fiquei da meta que me propus ou que as circunstâncias me iam propondo, a luta que travei para ser convivente até ao limite da dignidade, e como foram catastróficos certos desfechos afectivos. Poucos quiseram compreender que um poeta nem pode deixar de ser rebelde, nem ceder à tentação de se ver transformado em bandeira. Que o seu destino não é sentir-se identificado. Mas que, embora isolado do semelhante, não está obrigatoriamente separado dele. E que, faça o que fizer, fica sempre fora da expectativa dos outros e da sua própria. Tão desencontrado consigo mesmo, que só se encontra para se perder ainda mais.

Bruxelas, 6 de Junho de 1977 – Palavras que vim hoje aqui dizer.
"Minhas Senhoras e Meus Senhores:
A poesia está de festa. Não porque a vemos neste momento celebrada na pessoa de um poeta qualquer, mas porque uma das tonalidades da sua voz foi finalmente ouvida e reconhecida num conclave onde até hoje nenhum Espírito Santo a fizera descer. É o português uma velhíssima e nobre língua latina espalhada pelos cinco continentes. Nela cantaram e cantam grandes vultos inspirados, de Camões a Fernando Pessoa, de Bernardim Ribeiro a Teixeira de Pascoaes. Capaz de dar guarida às mais desabusadas fúrias épicas e às mais discretas confidências líricas, dúctil e colorida em todos os paralelos geográficos que nas suas andanças visitou, poucas a igualam nos fecundos dons proteicos, na sua barroca plasticidade."
…”

[375]

CURIOSIDADE 

Porque hoje é domingo: Para onde vai a água do mar quando a maré baixa?

VALENTINO ROSSI - CAMPEÃO MUNDIAL DE MOTOCICLISMO 

... Mas temos outro campeão mundial hoje (e ainda teremos um outro campeão do mundo, de ciclismo, mais ao fim do dia…): o italiano Valentino Rossi conquistou pela quinta vez o Campeonato do Mundo de Motociclismo de velocidade (terceira na categoria máxima), ao vencer a corrida de “MotoGP” do Grande Prémio da Malásia.
O italiano classificou-se à frente do espanhol Sete Gibernau e do também italiano Max Biaggi (todos com motos Honda), também segundo e terceiro classificados no Campeonato do Mundo deste ano.
Para além de bi-campeão mundial (2003 e 2002) em “MotoGP”, Valentino Rossi fora já campeão mundial nas categorias de “500 cc” (em 2001), de “250 cc” (em 1999) e de “125 cc” (em 1997), sendo assim o único piloto de sempre com títulos em todas as categorias.
[374]

REVISTA DA SEMANA 

Visão (9 Outubro)
“Paulo Pedroso deverá regressar à bancada socialista na próxima quarta-feira. O regresso do socialista à Assembleia da República estava previsto para esta sexta-feira, mas foi adiado devido a uma indisposição. Entretanto, o juiz relator do acórdão que libertou Pedroso diz que “há cada vez mais prisão preventiva intimidatória”.
Os membros da direcção da Orquestra Metropolitana de Lisboa demitiram-se quinta-feira à noite, deixando o maestro Graça Moura sozinho à frente da instituição, conforme avançou à Agência Lusa um antigo elemento directivo.
Com o PSD reunido em conselho nacional, Durão Barroso propôs que o partido se apresente às eleições europeias de 2006 em coligação com o CDS/PP, actual parceiro governativo.
A leitura do acórdão do caso Moderna, marcada para esta quarta-feira, foi adiada e está agora marcada para dia 7 de Novembro. A decisão pretende dar mais tempo ao colectivo de juízes para concluir o veredicto do extenso processo.”

[373]

MICHAEL SCHUMACHER - HEXA-CAMPEÃO DO MUNDO 

Ao terminar hoje o Grande Prémio do Japão de Fórmula 1 na 8ª posição, Michael Schumacher garantiu a conquista do seu 6º título de campeão mundial, entrando na "lenda" do desporto, superando o mítico Juan Manuel Fangio (penta-campeão nos anos 50). Já campeão em 1994 e 1995, correndo pela Benetton, Schumacher atinge o quarto título consecutivo ao serviço da Ferrari.
Na prova de hoje, Rubens Barrichello foi o vencedor, seguido por Kimmi Raikonnen e David Coulthard.
Na classificação final do Campeonato do Mundo, a seguir a Michael Schumacher (93 pontos), posicionaram-se Kimmi Raikkonen (2º, com 91 pontos), Juan Pablo Montoya (3º, com 82 pontos), Rubens Barrichello (4º, 65 pontos), Ralf Schumacher (5º, 58 pontos), Fernando Alonso (6º, 55 pontos), David Coulthard (7º, 51 pontos) e Jarno Trulli (8º, com 33 pontos).
Também a Ferrari conquistou mais um título de campeã mundial (158 pontos), superando a Williams (144 pontos), McLaren (142 pontos) e Renault (88 pontos).
[372]


1949 – OTAN E ONU  

“Portugal é um dos 12 países fundadores da Organização do Tratado do Atlântico Norte. Seis anos depois é admitido, por unanimidade, na ONU.”
[371]

1949 – NATO 

“Criada a Organização do Tratado do Atlântico Norte, que garante a defesa mútua, perante a URSS e seus satélites, de dez nações da Europa Ocidental, além dos EUA e do Canadá”.
[370]

Últimas actualizações

Weblog Commenting by HaloScan.com

This page is powered by Systran.

This page is powered by 

Blogger. Isn't yours?

Topo da página