<$BlogRSDUrl$>
sábado, agosto 23, 2003

BIOMETRIA 

A Galp Energia foi a primeira companhia de combustíveis do mundo a aplicar a tecnologia biométrica nas suas estações de serviço, permitindo o registo dos clientes e a atribuição de prémios (no caso concreto, sendo a identificação assegurada por via da impressão digital) – devendo o sistema ser gradualmente instalado nos 1200 postos de combustíveis da empresa, em Portugal e Espanha. A biometria deverá possibilitar, num futuro próximo (evolução dependente de legislação comunitária), efectuar pagamentos através do reconhecimento das características físicas dos indivíduos.
Depois do sistema da “Via Verde”, Portugal volta a dar um exemplo de “liderança tecnológica” a nível mundial.
[177]

CINZENTO 

Porque é que, incessantemente, se insiste em dividir o mundo, esteorotipadamente, em "Direita/Esquerda", "Bom/Mau", "Branco/Preto"?
Esquecemo-nos que existem milhares de tons de cinzento?
Há quanto tempo não olhamos para um "arco-íris"?
O mundo tem muitas cores à disposição de quem as "queira" ver...

P.S. E agora, uma coisa que não tem nada a ver (ou terá?), duas perguntas naives: "Porque é que continuam a existir guerras?"; "Será que, um dia, vamos conseguir evoluir e deixar de nos orientar por instintos primários, do tempo do homem das cavernas?".
[176]

1915 – “ORPHEU” 

“Surge esta revista, de que se publicam apenas dois números. Provocatória e futurista, nela colaboram Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e Almada.”
[175]

1915 – “METAMORFOSE” 

“Publicação desta obra-chave do checo de língua alemã Franz Kafka, um dos mais importantes escritores do século.”
[174]
sexta-feira, agosto 22, 2003

“LA HISPANIOLA” (V) 

Em termos culturais, destaque óbvio para a música/dança, em especial o Merengue e a Salsa, assim como para a arte “taína” (pintura e cerâmica), a par das exuberantes pinturas de quentes cores tropicais, em que as palmeiras invariavelmente predominam.
As pedras nacionais são o Âmbar (resina de vegetal fossilizada), para além da “Larimar” (“turquesa dominicana”, cor azul-céu).

Decorreram entretanto em Santo Domingo, de 1 a 17 de Agosto, os XIV Jogos Panamericanos, com a presença de 45 países americanos, abrangendo um vasto leque de modalidades desportivas – um grande desafio (e instrumento de promoção) para o poder político e, em geral, para todo o país – cujas competições foram dominadas, a nível desportivo, pelos EUA, Cuba, Brasil, México e Canadá. Este é um bom exemplo de como, ainda nos dias de hoje, com a “Internet global”, podemos estar (em Portugal) completamente à margem de acontecimentos desta envergadura, de grande relevância a nível regional, de que não nos chegam qualquer tipo de ecos por via dos “media tradicionais”.

A fechar: na classificação do Índice de Desenvolvimento Humano, a R. Dominicana surge na 94ª posição, com os seguintes indicadores mais relevantes: Esperança de vida, 66,7 anos; Taxa de literacia, 84 %; PIB em biliões de USD, 7 020; pontuação no índice geral, 73,7.

P.S. Mais agradecimentos ao bloguitica nacional e bloguitica internacional.
[173]

"NOVIDADES" (ACT.) 

Referência especial para algumas novidades nesta página:

(i) ao nível da coluna dos “Recomendados”, destaque para as “novas entradas” (a espuma dos dias; bloguítica nacional; a formiga de langton; glória fácil; íntima fracção; para mim tanto faz e o teste de turing);

(ii) introdução de sistemas de tradução para inglês e francês – bem sei que estas traduções automáticas são “horríveis” (porque completamente “cegas”), mas parece-me que terão a vantagem de, pelo menos, deixar antever, a quem desconhece por completo a língua portuguesa, qual o tema de cada “entrada”;

(iii) inclusão (no final da zona de "links") de uma "retrospectiva" de algumas das "entradas" do aaanumberone que considero mais relevantes (uma ideia já "antiga", que hoje consegui colocar em prática, socorrendo-me do exemplo do terras do nunca);

(iv) por fim, graças ao bloco-notas e ao blo.gs, introduzi, no fim da página, uma listagem – permanentemente actualizada – das últimas actualizações dos “blogues” que constam na minha lista de “Recomendados”.

P.S. Agradecimentos também ao pintainho e musana.

“O CONCERTO DAS VELHAS SOCIEDADES” (V) 

“A maior originalidade das civilizações americanas é o facto de o seu desenvolvimento se ter processado no isolamento, longe de qualquer influência perceptível do velho mundo. No entanto, os grandes focos de criação de sociedades ameríndias complexas, urbanizadas, hierarquizadas e providas de formas originais de escrita, situa-se no eixo contínuo de terras altas e diversificadas que corre de Norte para Sul do continente, enquanto as grandes planícies orientais, de savanas e florestas, apenas conheceram organizações sociais muito mais simples.
Datam de cerca de 1500 a.C. as primeiras aldeias de agricultores sedentários, tanto nos Andes como no actual México. Grandes centros cerimoniais foram sucessivamente construídos, ao longo de três milénios, pelos olmeques, maias e astecas na América central, pelos incas nos Andes. Quando os espanhóis chegaram a Tenotchitlan – México, em 1519, contemplaram com espanto uma enorme aglomeração urbana, que ultrapassava, pelo esplendor, organização e actividade, qualquer das cidades europeias.”


“O Concerto das velhas sociedades” (Suzanne Daveau) – Notícias do Milénio
[172]

1914 – PORTUGAL NA GUERRA 

“O Congresso da República aprova, por unanimidade, a participação na I Guerra Mundial. Em 1917 parte para França o Corpo Expedicionário Português, que no ano seguinte perde 11 mil homens na batalha de La Lys.”

“Notícias do Milénio”, publicação dos jornais do “Grupo Lusomundo”, Julho de 1999
[171]

1914 / 18 – I GUERRA MUNDIAL 

“Em 28 de Junho, o herdeiro do trono austro-húngaro é assassinado por um revolucionário sérvio, em Sarajevo. Nas reacções ao atentado explodem ódios nacionalistas e sucedem-se as declarações de guerra. De um lado, Alemanha, Áustria, Império Otomano; do outro, França, Bélgica, Grã-Bretanha, Rússia, Sérvia, Portugal, Itália, Bulgária, Roménia, China. Os combates iniciam-se em 3 de Agosto, com a invasão da Bélgica pela Alemanha. O conflito propaga-se à Ásia (envolvendo Índia e Japão), Austrália, África e América do Sul. Os EUA declaram-se neutrais, mas em 1917 acabaram por intervir ao lado dos chamados Aliados. A guerra das trincheiras, a utilização de gases asfixiantes e as batalhas navais, incluindo submarinos, têm efeitos devastadores, estimados em mais de oito milhões de mortos. Em 11 de Novembro de 1918 é assinado o armistício que formaliza o fim da guerra.”
[170]

quinta-feira, agosto 21, 2003

“LA HISPANIOLA” (IV) 

Estado da América Central, localizado na parte oriental da ilha, nas Antilhas, com uma área de cerca de 48 500 km2 (face aos cerca de 28 000 km2 do vizinho Haiti), a parte ocidental da República Dominicana é constituída por uma sucessão de cadeias montanhosas; a parte oriental, mais baixa, é um conjunto de planícies e colinas.
Caracteriza-se por uma vegetação luxuriante, com chuvas tropicais praticamente diárias.
A par das belas praias como, por exemplo, Puerto Plata e Samaná (na Costa Norte – Oceano Atlântico); Punta Cana (na Costa Leste – Mar das Caraíbas); Ilha Saona e La Romana (na Costa Sul – Mar das Caraíbas), “convivem”, à beira das estradas, construções precárias, habitadas por muitos dominicanos de escassos recursos, mas que, dados os reduzidos salários, optam por não ter um emprego, sobrevivendo da agricultura e de algum comércio.
A República Dominicana parece ser também, hoje em dia, “um país à venda”, com inúmeros lotes de terreno à disposição dos investidores estrangeiros.
Não dispondo de termos de comparação com os países da região, certo é que a República Dominicana apresenta, não obstante, um grau de desenvolvimento bastante superior ao do Haiti, cuja população acaba por atravessar (legalmente ou não) as fronteiras para trabalhar no lado oriental da ilha.
[169]

“VISÃO” (DO LADO DE CÁ) DO IRAQUE 

“Não há justificação para o terrorismo.

A morte do representante especial da ONU no Iraque, Sérgio Vieira de Mello, é um acontecimento trágico para a humanidade.

Combater o terrorismo com acções unilaterais, aventureiras e fundadas na mentira, como a da invasão do Iraque, só gera mais terrorismo. Enfrentar terrorismo com terrorismo, como em Israel, não leva a resultados positivos.

Não há perdão para quem cometeu o atentado contra o QG da ONU… Será que algum dia se vai perceber a estratégia subjacente a este verdadeiro "tiro ao lado"? Um trágico erro ou uma acção deliberada para afastar a ONU da construção de uma solução internacional, mantendo isolados e sem "pontes" os norte-americanos?
Os EUA que entraram em Bagdad sem mandato da ONU não sabem como sair de lá. …”
.

Carlos Cáceres Monteiro, "Visão" (21.08.03)
[168]

VISÃO (A PARTIR) DO IRAQUE 

Porque a blogosfera é universal, de vez em quando vamos descobrindo novas páginas, com novas perspectivas que, no caso, se revelam essenciais para a compreensão do que está a acontecer.
Este é um "blogue" escrito por uma iraquiana, de 24 anos, que diz sobre si própria: "I survived the war. That's all you need to know. It's all that matters these days anyway".
Chama-se Baghdad burning e escreveu ontem:

"Sergio de Mello's death is catastrophic. We are all a little bit dazed. He was, during these last few months, the best thing that seems to have happened to Iraq. In spite of the fact that the UN was futile in stopping the war, seeing someone like de Mello gave people some sort of weak hope. It gave you the feeling that, no, the Americans couldn't run amuck in Baghdad without the watchful of eye of the international community".

E depois continua... (imperdível).
[167]

“O CONCERTO DAS VELHAS SOCIEDADES” (IV) 

“Alguns dos domínios militares e políticos que foram sucessivamente surgindo tiveram uma vida efémera, como foi o caso do enorme império persa de Dário, cerca de 500 a.C. ou, mais ainda, do de Alexandre, que conquistou, de 334 a 323 a.C., todas as terras que vão da Grécia até ao Indo, Mas outras realizações irão ter vida durável e influência mais profunda, sendo em especial o caso do Império Romano, que subjugou pelas armas e organizou depois pacificamente, durante séculos, todos os países que rodeiam o Mediterrâneo e a parte da fachada atlântica do velho mundo, que vai do Norte de Marrocos até à Inglaterra.”

“O Concerto das velhas sociedades” (Suzanne Daveau) – Notícias do Milénio
[166]

1913 – GOVERNO 

“Afonso Costa acumula a chefia do governo com as Finanças e apresenta o primeiro orçamento com “superavit”. Unionistas e Evolucionistas fazem-lhe frente cerrada, motivando a sua demissão.”
[165]

1913 – AUTOMÓVEIS EM SÉRIE 

“O americano Henry Ford cria a primeira linha de montagem para produção de automóveis em série. Mil viaturas do modelo T saem da fábrica diariamente.”
[164]

quarta-feira, agosto 20, 2003

“LA HISPANIOLA” (III) 

A população, de cerca de 8 milhões de habitantes (dos quais cerca de 3 milhões na capital, Santo Domingo), constituída essencialmente por mestiços, vive sobretudo da agricultura (cana-de-açúcar, café, tabaco e cacau), do turismo (povo hospitaleiro, apresentando o país bons índices de segurança) e de “Zonas Francas Industriais” (que asseguram cerca de 70 % da globalidade das exportações do país). Outro produto “típico” nacional (cuja matéria-prima é precisamente a cana-de-açúcar), sendo assegurado, a nível interno, um consumo superior a 70 % da produção, é a famosa “vitamina R” (de “Rum”), sempre presente na inevitável “Piña colada” (e, em termos gerais, em qualquer outra bebida…).
O salário mínimo na República Dominicana é de apenas 3200 pesos, equivalendo a cerca de 85 euros/mês, oscilando o salário médio entre 4000 a 7000 pesos (105 a 185 euros).
O regime é de cariz presidencialista, com um peculiar calendário pré-eleitoral; para as eleições presidenciais de Maio de 2004, apesar de ainda a 9 meses de distância, são já inúmeros os panfletos de propaganda eleitoral aos diversos candidatos (cerca de 10, com base nos cartazes expostos por todo o país), aparentando portanto um elevado espírito de missão de serviço público (com o que os cerca de 90000 pesos de remuneração mensal auferida pelo Presidente poderão ter também alguma relação?).
[163]

“O CONCERTO DAS VELHAS SOCIEDADES” (III) 

“Há seis milénios, apareceu, no Sul da planície aluvial da Mesopotâmia (actual Iraque), a civilização dos sumérios, que organizou uma agricultura regada, a partir das primeiras aglomerações de tipo urbano, e que criou a escrita cuneiforme, já há cinco milénios. Nesta mesma altura, começava a desenvolver-se, na planície inundável do rio Nilo, a potente e brilhante civilização egípcia, que iria durar milénios, antes de ser finalmente subjugada por Roma.
Diversos centros de poder e de organização social se sucederam, sempre situados nesta mesma parte do mundo. Citam-se, por exemplo, a civilização do Indo (actual Paquistão), a emergência do poder de Babilónia na parte central da Mesopotâmia, a civilização dos hititas no sul da Turquia, a da ilha de Creta, com os seus magníficos palácios. Na Grécia continental, o poderio de Micenas apareceu cerca de 1600 a.C. enquanto os navegadores fenícios começavam a sua expansão para oeste a partir dos portos de Sídon e de Tiro, situados perto da terra onde os hebreus iriam instalar-se, cerca de 1250 a.C.”


“O Concerto das velhas sociedades” (Suzanne Daveau) – Notícias do Milénio
[162]

1912 – TITANIC 

“Ao colidir com um icebergue no Atlântico Norte, o “Titanic”, obra-prima da construção naval inglesa, sepulta nas águas geladas 1 517 passageiros e tripulantes. A tragédia flutuará, durante décadas, no imaginário colectivo, quer pelas suas proporções, quer por se ter verificado no ambiente festivo da viagem inaugural, quer ainda pela circunstância de ser considerado inafundável. Em 1987, uma expedição resgata do fundo do mar várias jóias, loiças e objectos diversos dos passageiros e da tripulação, graças à ajuda do navio “Nadir” e do submarino “Nautile”. Dez anos depois, James Cameron, mistura ficção com imagens obtidas pelo “Nautile” e realiza o filme “Titanic”, galardoado com 11 óscares.”
[161]

terça-feira, agosto 19, 2003

ONU - IRAQUE - QUE FUTURO? 

Com o cobarde ataque terrorista de hoje, a ONU, que não aprovara o início da guerra, acabou vítima de “caucionar” o pós-guerra.
Vítima da “confusão”, em termos de “alvo”, entre os EUA e a ONU (eventualmente vista como fonte “legitimadora” da “ocupação” norte-americana).
Quem está por trás do ataque terrorista? Quais os objectivos que visa? Finalmente, não deixa de ser uma trágica ironia que - em contraponto a um Iraque que não teria possivelmente condições de “exportar” o terrorismo no pré-guerra (contrariamente às “supostas ameaças de armas de destruição maciça” que levaram a que fosse desencadeada) -, acaba por surgir, agora que a guerra que o visava combater “havia já terminado” (declaração de G. W. Bush em 1 de Maio), na sua máxima força.
Parece ser patente que há grupos no Iraque que não têm qualquer interesse na pacificação e na normalização da vida do país.
Mas outras ilações têm de ser extraídas: a “tal guerra” que fora “muito fácil” de vencer (surpreendentemente fácil, se nos recordarmos da falta de resistência que as tropas americanas enfrentaram na sua entrada em Bagdade), transmuta-se agora numa “muito difícil” luta pela paz. Parece também evidente que os americanos não se tinham preparado devidamente para o pós-guerra, revelando um grande desconhecimento do “terreno”, da língua, dos costumes, da mentalidade do povo iraquiano.
O país começou a fragmentar-se e não chegou a afirmar-se uma sólida direcção central, não se tendo conseguido evoluções relevantes no processo de transição para a devolução da soberania aos iraquianos.
Não só a missão (eminentemente de ordem humanitária) da ONU não está a atingir os seus objectivos, como não se conseguiu garantir minimamente a segurança (as “baixas”, militares e civis, não pararam de aumentar, desde Maio).
Este será o desafio essencial do futuro próximo – garantir a segurança, que possa proporcionar condições para uma actuação mais efectiva.
Agora, mais “a frio”, passadas algumas horas sobre os tristes acontecimentos de hoje, quero, não obstante, acreditar que este revés – que atinge pessoalmente uma das figuras mais importantes, no topo da estrutura da Organização das Nações Unidas – não venha a ter implicações mais dramáticas, ao nível do que aconteceu à sua antecessora “Sociedade das Nações” e que a ONU possa continuar a sua actividade de pacificação, conciliação e harmonização a nível mundial.
[160]

NOTÍCIA CONFIRMADA (?) 

Dizem as televisões: "É oficial: Sérgio Vieira de Mello morreu...".
É uma tragédia inqualificável; um tremendo abalo no desenvolvimento do processo de paz e de reconstrução do Iraque.
Neste momento, não tenho mais palavras...
[159]

INDIGNAÇÃO 

As únicas palavras que me ocorrem face ao lamentável atentado terrorista desta tarde, nas instalações da ONU no Iraque são INDIGNAÇÃO e CONDENAÇÃO!
Isto (tal como todos os actos da mesma natureza) não poderia ter acontecido nunca; não há nada que o possa justificar!
Como é possível que o alvo deste atentado possa ter sido Sérgio Vieira de Mello? A esta hora, é ainda desconhecido o seu actual estado; resta ter a esperança de que se não confirmem algumas das notícias que começaram já a circular...
[158]

TSF - Rádio 

A TSF é “demasiado importante” neste (e para este) país para que se possa imaginar que deixasse de ser o que foi ao longo de todos estes anos… Para passar a ser o quê (?).
[157]

“LA HISPANIOLA” (II) 

Desde 1822, a república negra do Haiti passou a dispor do domínio sobre o conjunto da ilha, situação vigente até 1844, data em que Juan Pablo Duarte e o seu movimento “La Trinitaria” conseguiram obter a independência face ao Haiti.
Porém, em 1861, foi proclamada a anexação e nova reintegração da República Dominicana na Espanha, até que, em 1863, a “Guerra da Restauração” (cuja festa é celebrada a 16 de Agosto), dirigida por Gregório Lupéron devolveu a independência à nação.
De 1870 a 1916, o país sofreu vários golpes de Estado, acabando por cair na órbita dos EUA, a que se seguiu o regime ditatorial de Rafael Trujillo, de 1924 até 1961, data em foi deposto e assassinado.
Não obstante a aparente unidade nacional e regime democrático instituído a partir de 1966 (com eleições presidenciais a cada quatro anos), a desigualdade sócio-económica mantém-se em grande escala, praticamente inexistindo uma classe média.


P. S. Mais agradecimentos, pelas referências, ao ecos, the fleeting impulse e, pelos simpáticos comentários e "dicas", ao innersmile (mais um "blogue" português a acompanhar de perto - aliás, é de realçar que os "blogues hospedados" no "livejournal", que estão um pouco "à margem" do sistema "blogspot", deverão ser mais divulgados, dado que se encontram textos - e fotos - de muita qualidade; nos próximos dias, procurarei dar mais notícias).
[156]




“O CONCERTO DAS VELHAS SOCIEDADES” (II) 

“Sabe-se hoje, com efeito, que o homem moderno (Homo sapiens sapiens) apareceu há cerca de 40 milénios, ou seja, no decurso da longa fase de clima frio do último período glaciário do Quaternário…
As primeiras sociedades evoluídas e sedentárias constituíram-se mais tarde, depois da rápida melhoria térmica que há cerca de 12 milénios estabeleceu na Terra um sistema de climas já próximo do actual. Sabe-se que há dez milénios (ou seja, nos anos 8000 a.C.) já se cultivavam cevada e trigo em Jericó, no Próximo Oriente; há sete milénios, milho, feijão e abóbora no México; há seis milénios, arroz na China.”


“O Concerto das velhas sociedades” (Suzanne Daveau) – Notícias do Milénio
[155]

1911 – PRIMEIRO PRESIDENTE 

“Manuel de Arriaga é eleito Presidente da República ao terceiro escrutínio, vencendo Bernardino Machado.”
[154]

1911 – ÁTOMO 

“O inglês Ernest Rutherford, considerado o fundador da física nuclear moderna, descreve, pela primeira vez, a estrutura do átomo. Três anos antes fora galardoado com o Prémio Nobel da Química.”
[153]
segunda-feira, agosto 18, 2003

“LA HISPANIOLA” (I) 

Em 1492, Cristóvão Colombo alcançou a ilha de “La Hispaniola”, na qual viria a ser fundada, por seu irmão Bartolomeu Colombo, em 1496, a primeira cidade da América: Santo Domingo (na qual foi construída, a partir de 1523, também a primeira Catedral do continente americano).
Explorada de modo quase anárquico pelos espanhóis, praticando uma agricultura de plantações baseada no trabalho forçado, a ilha viria então a ficar praticamente despovoada.
No século XVII, os franceses instalaram-se na parte ocidental (Haiti), convertendo-se a ilha (em 1682) em duas colónias, dominadas por Espanha e França.
A parte oriental, de língua e cultura espanholas, assistiu, no século XVIII, à valorização da cana-de-açúcar, mas o tráfico de escravos negros provocou revoltas (assim como no Haiti, onde se desencadeou a primeira revolução da América Latina, em 1809, expulsando os franceses).
Em 1821-22, foi declarada a independência (“efémera”) da República Dominicana.
[152]

“O CONCERTO DAS VELHAS SOCIEDADES” (I) 

Na lógica de divulgação mais alargada, em cada semana, de um tema específico - e ainda tendo por mote a reduzida matéria de índole histórica nos "blogues" -, inicio hoje a apresentação de excertos de artigos que atravessam transversalmente diferentes épocas e temáticas históricas, socorrendo-me mais uma vez da publicação já antes referida, editada pelos jornais do "Grupo Lusomundo" em Julho de 1999 ("Notícias do Milénio").

“Antes das descobertas marítimas dos séculos XV e XVI, que estabeleceram uma interligação regular entre as diversas fachadas litorais das grandes massas continentais, as terras emersas eram, havia já muito tempo, completamente ocupadas pelo homem, com excepção do continente antárctico. Mas as sociedades mais desenvolvidas, bem organizadas e diferenciadas, de implantação estável e animadas por vias de comércio activas, continuavam a ocupar apenas áreas circunscritas, separadas por vastas extensões onde as populações, dispersas em pequenos grupos nómadas, sobreviviam graças a actividades elementares, como a colheita de frutos silvestres, a caça e a pesca, ou graças à prática de formas ainda frustes de cultura ou de criação.”

“O Concerto das velhas sociedades” (Suzanne Daveau) – "Notícias do Milénio"
[151]

"CONTEÚDOS DE CIDADANIA NA INTERNET" 

A propósito do tema já aqui abordado do “arquivo da Internet”, a Fundação Mário Soares vem desenvolvendo processo de digitalização integral do “Diário de Lisboa” (publicado entre 1921 e 1990), visando possibilitar a consulta pública em suporte electrónico, iniciativa inserida no projecto “Conteúdos de Cidadania na Internet” (que permitiu já colocar “online” colecções de fotografias de Amílcar Cabral e dissertações académicas sobre História Contemporânea); nesta primeira fase, deverão ficar acessíveis à consulta os números desde a fundação do jornal até à II Guerra Mundial.
[150]

NUNO RIBEIRO 

Escrevia há duas semanas, aquando do início da Volta a Portugal em bicicleta:
Nos últimos anos, os portugueses têm experimentado algumas dificuldades em impor-se ao enorme pelotão estrangeiro (principalmente de ciclistas espanhóis e italianos); na ausência do nosso actual melhor ciclista, José Azevedo, fica a expectativa de podermos assistir ao nascimento de um “novo campeão”.
"Ele" aí está! Um jovem (quase) desconhecido que se impôs de forma categórica a toda a concorrência, revelando um largo potencial. Chama-se Nuno Ribeiro e, na sua segunda volta (após um 9º lugar na estreia, no ano passado), consegue logo obter a vitória máxima. Uma grande promessa de feitos futuros. Oxalá consiga levar "bem longe" o nome de Portugal!
[149]

1910 – REPÚBLICA 

“Os cruzadores “São Rafael” e “Adamastor” bombardeiam, a 4 de Outubro, o Palácio das Necessidades e o Rossio. O Rei foge para Mafra e, depois, para Inglaterra. No dia seguinte é proclamada a República e constituído um governo provisório. Alterações imediatas: abolida a censura à imprensa, regulado o direito à greve, promulgada a lei do divórcio, instituído o descanso semanal obrigatório ao domingo. A nobreza deixa de possuir privilégios, assim como o clero, circunstância que determinará, em 1913, o corte de relações com a Santa Sé, que só serão restabelecidas quatro anos depois. Os símbolos nacionais, como o hino e a bandeira, são alterados. O escudo substitui o real.”
[148]

1910 – PINTURA ABSTRACTA 

“O pintor russo Wassily Kandinsky, que se naturalizará francês em 1939, pinta a primeira obra puramente abstracta conhecida.”
[147]

Últimas actualizações

Weblog Commenting by HaloScan.com

This page is powered by Systran.

This page is powered by 

Blogger. Isn't yours?

Topo da página