<$BlogRSDUrl$>
sábado, julho 05, 2003

"FATIAS DE CÁ": 

Ainda a propósito de Tomar, mais um espectáculo a não perder: o "Fatias de Cá", companhia de teatro, cujo nome se inspira no doce conventual local “Fatias de Tomar”, criada em 1979, a qual vem contribuindo para tornar Tomar numa cidade de referência a nível cultural.
Nestes mais de 20 anos de vida, o Fatias de Cá estreou cerca de 30 espectáculos, desde Karl Valentim a Choderlos de LacIos, passando por Dario Fo, Frati, Gil Vicente, Yourcenar, Shakespeare, Lorca, Mozart, Plauto e Ayckboum e participou em Festivais de Teatro por todo o mundo.
Actualmente composto por cerca de 80 membros, tem-se expandido numa perspectiva regional, desenvolvendo trabalho teatral em duas vertentes: amadora (você próprio pode inscrever-se para participar numa peça de teatro do “Fatias de Cá” como actor!) e profissional.
O “Fatias de Cá” caracteriza-se também pela utilização de uma forma interactiva do património construído (por exemplo, com diferentes cenas, a decorrer em simultâneo, em diversas salas do Convento de Cristo, cabendo ao espectador seleccionar aquelas que pretende acompanhar …) e paisagístico (nomeadamente na Mata dos Sete Montes, em Tomar, em que o público vai acompanhando os actores, em sucessivas cenas, ao longo da mata …) – qualquer descrição que possa ser feita, ficará sempre aquém da participação que o leitor poderá “vivenciar”!
Para conhecer os calendários de actuações e peças em representação, poderão dirigir-se ao Posto de Turismo em Tomar (ou consultar a net …).
[19]


Adeus, Augusto Abelaira. Até sempre ! 

[18]

LE TOUR - LA GRANDE BOUCLE: 

Começa hoje a edição centenária do "Tour de France"!
A Volta a França em bicicleta é, nada menos que - logo após os Jogos Olímpicos e o Campeonato do Mundo de Futebol - a terceira maior competição desportiva a nível planetário.
Ao longo de 100 anos, o "Tour" proporcionou "as mais dolorosas misérias e as mais expressivas alegrias, rodou por vales imensos de alegria e pelas montanhas mais íngremes do sofrimento; foi morte e foi vida; paixão e ódio ...".
Construiu alguns dos ícones da história deste último século: Fausto Coppi, Jacques Anquetil, Eddie Merckx (o campioníssimo ...), Bernard Hinault, Greg Lemond, Miguel Indurain (recordista máximo com 5 vitórias consecutivas, entre 1991 e 1995) e o actual herói, o norte-americano Lance Armstrong (que vence, ininterruptamente, já desde 1999) - sem esquecer o "nosso" grande Joaquim Agostinho (duas vezes terceiro classificado, em 1978 e 1979).
O "Tour" deste ano será decidido nas etapas dos dias 13, 14, 19, 20 e 21 de Julho (as épicas etapas de montanha, com chegada, respectivamente, ao mítico Alpe d'Huez, Gap, Plateau de Bonascre, Loudenvielle e Luz-Ardiden) e, finalmente, no dia 26 de Julho (com o contra-relógio de Nantes), antes da consagração a 27 de Julho nos Champs Élysées, em Paris.
A não perder !
[17]
sexta-feira, julho 04, 2003

P. S. - EQUADOR: 

Estou muito satisfeito com o meu "blogue"!... Então, não é que há uma entrada (visita ao "blogue") resultado de uma pesquisa por "Miguel" + "Sousa" + "Tavares" + "Equador" ??? (Espero que o meu texto tenha sido convincente, caso o "pesquisador" tivesse dúvidas sobre comprar ou não o livro ...).
[16]

TOMAR, 5 e 6/7 – FESTA DO ESPÍRITO SANTO: 

Obviamente, numa página cujo tema é a divulgação do que "de bom vai acontecendo", não poderia deixar esquecida esta grandiosa manifestação popular de carácter religioso/etno-cultural.
Conhecida como a "Festa dos Tabuleiros", tem como origens o culto do Espírito Santo, devoção criada pela Rainha Santa Isabel.
A Festa dos Tabuleiros traduz-se principalmente num cortejo de oferendas, em concreto, e no essencial, de pão … Os tabuleiros que as mulheres transportam à cabeça eram, originariamente, oferendas ao Espírito Santo. Em média, pesam 22 Kg e são sempre da altura das mulheres que os transportam.
A Festa realiza-se geralmente de 4 em 4 anos, tendo o seu início no Domingo de Páscoa, com a saída das coroas durante todos os domingos até Julho, culminando com o "Grande Cortejo" no próximo domingo, 6 de Julho, em Tomar (pelas 16h). A não perder !
Tomar nasceu com a ocupação romana, tendo como antecessora o povoado de Sellium. Com as invasões bárbaras e a expulsão romana da Península, a comunidade local cristianizou-se. Na sequência da reconquista cristã, foi encarregue a Gualdim Pais, mestre da Ordem do Templo, a tarefa de erguer um castelo, a partir do qual a cidade deveria desenvolver-se.
Após a expulsão dos Templários pelo Rei de França (Filipe o Belo), os cavaleiros instalaram-se em Tomar, com a concordância de D. Dinis, que, após a extinção desta Ordem pelo Papa Clemente V, conseguiu a sua "(re)conversão" em Ordem de Cristo, que viria a constituir-se numa das bases do desenvolvimento da filosofia em que assenta o mundo em que vivemos hoje.
Sob a orientação do Infante D. Henrique, a Ordem de Cristo iria transformar a vila num centro de decisões de âmbito universal (estando na origem dos Descobrimentos), "dando novos mundos ao mundo" e, posteriormente, já com D. Manuel, adquirir um dos mais belos símbolos arquitectónicos do universo (Convento de Cristo).
Após a Restauração e o Liberalismo, já com a vila transformada em cidade, a Ordem de Cristo foi extinta, tendo, não obstante, sido mantido enraizado o culto do Espírito Santo que este fim-de-semana se celebra mais uma vez.
Imperioso visitar em Tomar: o Convento de Cristo (com a sua janela Manuelina) – património mundial; o Castelo dos Templários (com a "Charola", templo dentro do castelo, com a sua forma octogonal); a Igreja de Santa Maria do Olival (ou da Nossa Senhora das Oliveiras); a Igreja de S. João Baptista, a Sinagoga, mas também o Parque do Mouchão, ...
[15]

IN GOD WE TRUST: 

Neste "4th of July", estaremos porventura distantes dos ideais puros e algo românticos do Liberty Bell da Philadelphia de 1776 (It was "Once upon a time in America" ...); mas o mundo é também, hoje, radicalmente diferente: maior competitividade (cada vez levada mais ao extremo), maior agressividade; uma espécie de luta pela sobrevivência da espécie, em que só os mais fortes "vingam".
Poderia escrever sobre mil aspectos positivos dos "gloriosos" EUA neste seu aniversário, mas vou-me ficar por uma história, eventualmente das mais singelas, mas que continua a ser, passados cerca de 100 anos, um hino à amizade: "As fabulosas aventuras de Tom Sawyer e Huckleberry Finn" (de Mark Twain).
A reler, sempre !
[14]
quinta-feira, julho 03, 2003

SERVIÇO PÚBLICO: 

Já andava a pensar nisto há alguns dias … mas estava à espera de encontrar na programação o dito programa (e não o vejo … será que "desapareceu" ?).
Quando tanto se fala de serviço público de televisão, discutindo-se qual o modelo a adoptar (parece não haver muitas certezas sobre o assunto …), queria chamar a atenção para um magnífico programa, que vinha passando (?) na RTP2 (o tal canal com futuro indefinido): entrevistas de Ana Sousa Dias; sóbrias, intimistas, sem pretender tirar o protagonismo a quem o tem (que são os entrevistados), revelando um conhecimento profundo de cada um dos convidados, enfim, excelentes momentos de televisão.
A propósito de televisão, uma outra nota: em sucessivas sessões de zapping, para além dos clássicos Odisseia, National Geographic, História e People & Arts, acabo por me deter sempre no M6 (é verdade, é francês …) – mas experimentem ver o "Capital" ou o "Zone Interdite" (mais ou menos à hora a que os telejornais nacionais entram no seu 2º terço, ou seja, por volta das 20h30).
[13]

Foi bonita a festa, pá !!! 

[12]

À MES LECTEURS FRANÇAIS: 

Pour ceux qui essaient de suivre cette colonne, au moins en lisant les titres et les noms, peut-être sans réussir à comprendre un certain (éventuellement grand) nombre de mots et d’expressions, je vous fais parvenir une brève synthèse des textes écrits depuis le 28 juin 2003.

D’abord, il faut savoir que le thème générique c’est la divulgation des événements positifs et des personnes qui, par sa carrière, ou par ses actes, méritent une référence particulière, soit au Portugal, soit au monde.

1. Alors, la première référence pour un livre fantastique de MIGUEL SOUSA TAVARES, dont le titre est "EQUADOR"; l’histoire se déroule au S. Tomé et Prince(ancienne colonie portugaise – constitué par deux îles, à l’ouest d’Afrique, à l’Equateur), au début du siècle XX. C’est une histoire magnifique, de la première à la dernière page (avec une conclusion surprenante) – en grosses lignes, c’est l’histoire d’un triangle amoureux entre le gouverneur de la colonie et la femme du consul anglais qui s’occupe précisément de "fiscaliser" l’activité du gouverneur, notamment au niveau de la confirmation de la fin de l’utilisation de main-d’œuvre esclave aux plantations de cacao …
2. Par la suite, nous avons le portugais CARLOS QUEIRÓS, entraîneur de football, deux fois champion du monde avec le Portugal (joueurs de moins de 20 ans), nouveau responsable maxime pour la meilleure équipe du monde, le tout-puissant REAL MADRID.
3. Au fur et à mesure que les travaux de construction des nouveaux stades de football pour le championnat d’Europe (EURO 2004) avancent, les vieux stades sont démolis. Avec ce prétexte ("l’adieu" au vieux stade du Sporting), a été organisée une grande fête musicale, avec les plus importantes figures actuelles de la musique portugaise. Mais, le but final c’est de parler d’un CD très bon de SÉRGIO GODINHO, en "partenariat" avec plusieurs de ces grandes figures de la musique portugaise d’aujourd’hui (y compris quelques brésiliens, dont le plus fameux est CAETANO VELOSO).
4. En 1974, le CHYPRE a été divisé en deux parties, l’une affecte à une tendance grecque et, l’autre, affecte à une tendance turque. Après 30 ans de séparation absolue, il a été possible – finalement – aux cypriotes du nord de passer les frontières vers le sud et vice-versa. C’est un tout petit pas, mais un espoir dans un avenir d’harmonie entre tous les cypriotes.
5. Dans le même sujet, l’espoir que l’ANGOLA puisse, par fin, vivre en paix (après plus de 40 ans de guerre !!!).
6. Et, encore, serait il possible qu’il y ait – un jour – la paix entre ISRAEL et la PALESTINE ? Pour toujours ?
7. Hier, il a eu lieu un match / fête, entre une équipe des "amis de FIGO" (RONALDO, ZIDANE, RAUL, RUI COSTA, ...) et une équipe représentant l’UNICEF (y compris MICHAEL SCHUMACHER), dont le but c’était la solidarité avec les enfants ; ce sont toujours des gestes d’une grande noblesse. Le résultat (c'était le moins important) a été 5-5, notamment avec 3 buts de Pauleta, 1 but de Ronaldo et de Raul, entre autres - deux des trois buts de Pauleta, suite à des parfaites combinaisons avec Michael Schumacher !
8. Par fin, la musique traditionnelle portugaise : le FADO. Les héritières d’AMÁLIA RODRIGUES : aujourd’hui, est déjà connue au monde la jeune MARIZA (prime internationale de MTV), mais il y a d’autres jeunes "fadistas" à divulguer, notamment ANA MOURA, CRISTINA BRANCO, FILIPA PAIS, MAFALDA ARNAUTH, MARIA ANA BOBONE et MISIA (déjà connue en France). Ma préférence pour la sublime MARIA ANA BOBONE !

En m’excusant des fautes, incorrections ou erreurs de français, je vous invite à suivre la lecture, en profitant de l’apprentissage du portugais …
[11]

quarta-feira, julho 02, 2003

MARIZA E "AS OUTRAS": 

Não seremos já o país dos 3 "F's" de outrora (FADO, FÁTIMA E FUTEBOL), mas acho que não devemos envergonhar-nos do que de bom temos, seja no Fado, seja no Futebol, seja Fátima (uma das devoções de S. S. o Papa João Paulo II).
Inevitavelmente, o género de música associado a Portugal continua (rá) a ser o Fado (Amália Rodrigues é a portuguesa de maior notoriedade mundial), tal como o Flamenco é associado à Espanha ou os gaiteiros (de foles) são associados à Escócia; faz parte da nossa identidade cultural.
Recentemente, surgiu com grande "fulgor" a nova "diva" Mariza (justamente premiada a nível internacional); mas, na "nova geração do fado", há um vasto leque de figuras de grande qualidade, de que só temos que nos orgulhar (já antes tinha referido o caso do Camané); restringindo-nos então às vozes femininas, vejam só esta lista "complementar" à Mariza: Ana Moura, Cristina Branco, Filipa Pais, Mafalda Arnauth, Maria Ana Bobone e Mísia (um septeto "de luxo").
Puxando a "brasa à minha sardinha" (que não deixa de ser um bom complemento do Fado, convenhamos), permito-me fazer um destaque muito especial à Maria Ana Bobone; já que não posso colocar um mega-cartaz na rua, aproveito esta oportunidade para deixar um apelo para que "ouçam" esta artista sublime; são estas "pequenas-grandes" coisas (maravilhas) que dão sentido à vida!
[10]

LUIS FIGO vs. UNICEF: 

Estas coisas valem o que valem: começam por valer pela intenção (o que já é muito, uma vez que se trata de um acto tão nobre como a solidariedade) - independentemente do volume de fundos angariados (e sem sequer discutir a velha problemática da utilização / canalização desses fundos para as pessoas efectivamente necessitadas).
Neste caso, a solidariedade será perante uma causa ainda mais nobre, uma vez que envolve também a UNICEF: logo à noite, no Estádio do Bessa (20.30 h), vai reunir-se num jogo-festa de futebol a maior constelação de estrelas do "pontapé-na-bola" (e não só) alguma vez presente em Portugal !
Só "para abrir o apetite", teremos: os 5 melhores jogadores do mundo (todos do Real Madrid, sendo a ordem arbitrária), ou seja, Figo, Ronaldo, Zidane, Raul e Roberto Carlos, assim como Rui Costa, Fernando Couto, Ruud Van Nistelroy, Gianlucca Bufon, etc., etc. Estará também presente um fora-de-série de "outras artes" (goste-se ou não do estilo, a eficácia é indiscutível), o campioníssimo Michael Schumacher (que também joga futebol numa equipa da 3ª divisão !...).
Ou seja, como soe dizer-se, "estão reunidos os condimentos" para uma grande festa; vamos lá dar uma ajuda, comparecendo no Bessa (quem puder) ... todos serão sempre poucos para a causa em questão !
[9]
terça-feira, julho 01, 2003

DE UMA VEZ POR TODAS ?: 

Diz Ariel Sharon (na sequência de uma reunião com o seu homólogo palestino): "Possibilidade de paz é agora maior" (ou seja, "a viabilidade de um acordo com os palestinos é actualmente muito maior do que no passado ...").
E isso quer dizer ... ?
Podemos interpretar como sendo uma mensagem de esperança ?
Vai mesmo haver paz um dia ?
De uma vez por todas ?
[8]

6 MILHÕES: 

Se ainda não tinha ficado claro, aqui declaro pertencer ao grande núcleo de 6 milhões de adeptos (actualmente "sofredores").
Pelo menos hoje, os 6 milhões estarão um pouco mais satisfeitos: na sequência de (mais uma) conturbada "Assembleia Geral" (estas reuniões magnas têm sempre alguma irracionalidade - "faz parte" do estatuto do adepto; aqui, é o coração que fala mais alto, independentemente da razão), parece que se terá conseguido salvar as denominadas "modalidades amadoras".
O BENFICA é demasiado grande para se "limitar" ao futebol. Este nome (a marca portuguesa com maior notoriedade em todo o mundo) merece estar ligado ao maior número de modalidades que for possível; não obstante a crise, não podem prevalecer os critérios exclusivamente economicistas.
Em particular - e não vivendo só das lembranças do passado - não devemos porém esquecer que foi o Hóquei em Patins que fez os portugueses sentirem-se orgulhosos da sua condição (com mais de 20 títulos mundiais, desde 1947 até ao final dos anos 90).
Então, o resultado da Assembleia Geral foi uma pequena / grande vitória para nós (os 6 milhões ...).
[7]
segunda-feira, junho 30, 2003

O IRMÃO DO MEIO - Parte II: 

As ideias surgem numa torrente que a velocidade de escrita não consegue acompanhar ... vem isto a propósito ainda do disco do Sérgio Godinho.
É claro que seria imperdoável esquecer a referência a: Vitorino, Milton Nascimento, David Fonseca (também com uma música excepcional no seu próprio disco, recentemente editado), Tito Paris e Clã (ainda vão faltar alguns outros ...).
Reforça-se portanto a ideia da imperiosa necessidade de comprar o disco; vale mesmo a pena !
[6]

ANGOLA - Uma nova esperança: 

A eleição de Isaías Samakuva - considerado um perfil de conciliador - como líder da UNITA proporciona uma nova esperança na definitiva passagem da força das armas ao poder da democracia, reforçada pela intenção declarada do cumprimento integral dos acordos de paz, favorecendo a reconciliação de todos os angolanos. Oxalá !
[5]
domingo, junho 29, 2003

República Turca do Norte de Chipre (!?): 

Eu bem sei que há, nos dias que correm, mil e uma preocupações em todo o mundo, mais importantes que esta RTNC ...
Nós conhecemos o Chipre nos anos 70 (quando a selecção de Portugal se começou a cruzar com este simpático país nos campeonatos internacionais de futebol - era então um dos poucos países a quem tínhamos a certeza de ganhar sempre ... e por alguns golos).
Ora, foi precisamente em 1974 (ano em que não aconteceram só coisas boas, como é óbvio) que aquela ilha do mediterrâneo foi dividida em duas partes, através de uma "barreira fronteiriça": na parte sul da ilha, o regime era afecto à vizinha Grécia; na parte norte, foi então instaurada a República Turca do Norte de Chipre (cujo regime, obviamente, é afecto à vizinha Turquia - que foi, aliás, o único país a reconhecer oficialmente essa República). Como é que é possível que haja um país cujo nome oficial inclui referência a outro ??? Como é possível dizer-se haver "cipriotas-gregos" e "cipriotas-turcos" ?
Mas os tempos evoluem e, o Chipre, será nosso parceiro na União Europeia daqui a poucos meses ! (apenas a parte sul ...).
Para concluir, o aspecto positivo que está na origem deste escrito é que, após quase 30 anos de absoluta divisão, foi finalmente possível aos "cipriotas do norte" transpor as fronteiras para o sul e vice-versa.
Terá sido um passo ainda muito tímido (mas poderá ser o início da queda de um mini-"muro de Berlim"). Como o primeiro passo é sempre o mais difícil de dar, há que ter esperança que os cipriotas possam rapidamente unir-se e trabalhar e viver em harmonia.
[4]

ALVALADE XXI vs. SÉRGIO GODINHO: 

Decorreu ontem o último evento no "velhinho" Estádio de Alvalade. Não pude estar presente e ainda não tive ecos sobre o espectáculo. Também é verdade que a melhor recordação que tenho do dito Estádio (não levem a mal ...) é a de um épico 3-6 (com um "João Pinto, nota 10").
Vem isto a propósito de uma outra coisa bastante boa que é o disco ("tributo a") de Sérgio Godinho, "O Irmão do Meio". Muito bom ! Parcerias com Teresa Salgueiro, Rui Veloso, Jorge Palma, Xutos e Pontapés, Carlos do Carmo e Camané ... mas o mais extraordinário é mesmo o dueto com Caetano Veloso (ontem, lá estiveram os dois, ao vivo ...). Depois, há uma faixa espectacular com José Mário Branco (a lembrar os tempos "pré-revolução").
Então, aqui fica mais um apelo ao "consumo": vale a pena comprar o disco (é um pouco da nossa história dos últimos 30 anos).
[3]

Últimas actualizações

Weblog Commenting by HaloScan.com

This page is powered by Systran.

This page is powered by 

Blogger. Isn't yours?

Topo da página