<$BlogRSDUrl$>
sexta-feira, setembro 26, 2003

FUTUROS MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA - ESLOVÉNIA (V) 

A Eslovénia, localizada numa encruzilhada de diferentes culturas, apresenta tradições muito variadas, influenciadas pela diversidade cultural e natural do país.

Cerca de metade da sua superfície é coberta de florestas, habitat natural de diversas espécies animais (veados, lobos, corços, ursos, linces).

Os principais recursos naturais de que dispõe são a lignite, chumbo, mercúrio, zinco, urânio, prata e energia hidroeléctrica.

Na agricultura, destacam-se as produções de milho, trigo, batata, beterraba e uvas; na indústria, equipamentos eléctricos, tabaco, química, metalúrgica e madeireira.

Com um avançado parque industrial, em expansão na década de 90, a Eslovénia detém o maior rendimento per capita e o mais alto índice de desenvolvimento humano (IDH) das ex-nações comunistas do Leste Europeu.
Os seus principais parceiros comerciais são a Alemanha, Itália, Áustria e Croácia.

A fechar esta breve “viagem” pela Eslovénia, alguns dados estatísticos de carácter sócio-económico: PIB “per capita”, 9 443 USD; Taxa de inflação, 3,3 %; Taxa de desemprego, 18,3 %; número de automóveis por 100 habitantes, 24; número de telemóveis por 100 habitantes, 74; número de utilizadores de Internet por 100 habitantes, 30.
[310]

1941 – PEARL HARBOUR 

“A aviação nipónica ataca a base naval de Pearl Harbour, no Havai, destruindo a maior parte da esquadra do Pacífico dos EUA. Os japoneses ocupam a Tailândia e iniciam uma investida sobre Hong Kong. Os EUA declaram guerra ao Império do Sol-Nascente.”
[309]



1941 – ÁFRICA 

“Alemães e italianos disputam África. Contingentes do Afrika Korps, de Rommel, desembarcam em Tripoli (Líbia). Espanha franquista anexa território livre de Tânger.”

“Notícias do Milénio”, publicação dos jornais do “Grupo Lusomundo”, Julho de 1999
[308]
quinta-feira, setembro 25, 2003

36 000 NOVOS UNIVERSITÁRIOS! 

(Volto ao tema!...).
Desta vez, com números, "fria linguagem" que pode, contudo, dizer bastante.
Dos 41 600 candidatos ao ensino superior, foram admitidos 36 000! 87 %! "Nove em cada dez"!
Os "últimos", com estas notas / médias:
- 8,17 - Auditoria e Fiscalidade - Escola Superior de Gestão de Tomar
- 8,40 - Contabilidade e Administração - Inst. Sup. Contabilidade e Administração Aveiro
- 8,45 - Informática e Gestão - Instituto Superior Contabilidade e Administração Coimbra.


"Isto" não é preocupante? "Isto" não é cultivar o "facilitismo"? Quais as consequências desta situação? Alunos a reprovar sistematicamente na Universidade? Com que tipo de preparação irão concluir os seus cursos? Que desempenho poderão atingir em termos profissionais (em áreas relacionadas com os cursos que frequentam) ?

P.S. Porque ainda não me esqueci que o "objectivo prioritário" é o de divulgar o que de mais positivo vai acontecendo, deixo também a relação das melhores notas / médias de admissão à Universidade:
- 18,85 - Medicina - Universidade do Porto
- 18,51 - Medicina - Faculdade Ciências Médicas Universidade Nova Lisboa
- 18,00 - Arquitectura - Universidade do Porto.

[307]

"VÍCIO" 

Quando não se tem nada para dizer / (escrever), o melhor é "não dizer nada"...
Não é este o caso: há alguns dias que tenho em mente "reflectir" sobre o "vício" dos "blogues" (quer na sua componente de escrita, quer na de leitura), mas o tempo escasseia...
Fica prometido para breve!
[306]

FUTUROS MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA - ESLOVÉNIA (IV) 

Com uma área de cerca de 20 200 km2 e uma população aproximada de 2 milhões de habitantes, tendo por capital Ljubliana, a Eslovénia localiza-se na Europa Central meridional, a este dos Alpes, junto dos países que partilham o Danúbio, tendo fronteiras com a Áustria (a Norte), Itália (a Oeste), Croácia (a Sul) e Hungria (a Este), dispondo de apenas cerca 47 km de costa (Adriático).

Para além da capital (com cerca de 330 000 habitantes) – uma maravilha da arquitectura barroca –, destaca-se a cidade de Maribor (cerca de 100 000 habitantes).

A parte noroeste da Eslovénia (Alpes Julianos) é constituída por vales, montanhas, desfiladeiros, quedas da água, florestas, nascentes de água limpas.
Na parte central do país, a região montanhosa constitui um dos principais pólos turísticos do país a par das gigantescas grutas (incluindo as maiores da Europa, de Postojna e as de Skocjan, consideradas património mundial).
A zona do monte Triglav (2 864 m) é protegida, formando o Parque Nacional do Triglav, destacando-se seus belíssimos lagos, em particular o magnífico lago de Bohinj.
O lago de Bled é o mais bonito e famoso, sendo a cidade de Bled considerada a “pérola dos Alpes Eslovenos”.

O clima é alpino no Noroeste, Continental no Centro e Sub-Mediterrâneo no Sudoeste (litoral).

A língua é o Esloveno (embora se fale também o servo-croata, húngaro e italiano); cerca de 84% da população eslovena é católica (1,5 milhões). Subsistem minorias croatas, sérvias, bósnias e húngaras.

P.S. O Fumaças também já tem uma "casa nova" (no "weblog.com.pt").
[305]

1941 – BATALHA DE MOSCOVO 

“O “general Inverno”, com temperaturas de 40 graus abaixo de zero, consegue travar a investida alemã na URSS e inverter a situação. Estaline ordena a incorporação na defesa de Moscovo de três exércitos siberianos, que reconquistam Kalinin e Kaluga. Os soviéticos avançam em todas as frentes.”
[304]

1941 – CAMPANHA DO LESTE 

“A 22 de Junho, inicia-se a operação “Barba Vermelha”, com a invasão da URSS pela Alemanha, que assim viola o pacto germano-soviético de 1938. A Finlândia também ataca a URSS. Estaline assina um pacto de assistência mútua com a Inglaterra. Até Outubro, a Rússia perde a parte mais povoada do seu território (65 milhões de habitantes).”
[303]

"Entrada do dia" (Quarta) - Innersmile 

Em comentário a "entrada" sobre os "Amigos", o Innersmile cita o seguinte texto de Herberto Hélder:

"Aos amigos"
"Amo devagar os amigos que são tristes com cinco dedos de cada lado.
Os amigos que enlouquecem e estão sentados, fechando os olhos,
com os livros atrás a arder para toda a eternidade.
Não os chamo, e eles voltam-se profundamente
dentro do fogo.
-Temos um talento doloroso e obscuro.
Construímos um lugar de silêncio.
De paixão".

quarta-feira, setembro 24, 2003

GUINÉ-BISSAU - 30 ANOS DE "INDEPENDÊNCIA" 

A Guiné-Bissau comemora hoje os 30 anos da "declaração de Independência", num ambiente algo conturbado, de contestação ao recém-nomeado primeiro-ministro interino, Artur Sanhá, secretário-geral do PRS, partido criado pelo deposto presidente Kumba Ialá, entretanto substituído por Henrique Rosa.

Num período de transição, visando a preparação das próximas eleições, a nomeação de Artur Sanhá está a ser percebida como uma tentativa de "evolução na continuidade", de que a Guiné necessita de se libertar.

Perfilam-se como principais partidos concorrentes, o "histórico" PAIGC (provavelmente com menos possibilidades de vencer), o PUSD (do antigo primeiro-ministro Francisco Fadul) e a RGB (Resistência da Guiné-Bissau, partido constituído nomeadamente por quadros formados em Portugal).

Nas anteriores eleições, o PRS conquistara 38 dos 102 lugares na Assembleia Nacional, contra 28 da RGB e 24 do PAIGC.

Este é uma oportunidade de provar que a Guiné-Bissau é um país de futuro - a qual não poderá ser desperdiçada - o que implica que os políticos assumam como principal motivação ("única") servir a Guiné e o povo guineense.
[302]

AMIGOS vs. COLEGAS (II) 

Noutro plano, no que respeita à “dicotomia” colega / amigo, qual o seu “modus operandi”? Onde / Como é estabelecida a fronteira?

Se nos ativermos apenas à questão da regularidade / frequência do contacto, os colegas sairão vencedores “de goleada”: enquanto a família (por exemplo, pais / sogros) pode eventualmente ser vista apenas aos fins-de-semana; o marido / mulher e os filhos, diariamente (mas apenas, no máximo, talvez 4/5 horas); os colegas do trabalho, também diariamente, mas, pelo menos, 8 a 10 (ou mais) horas...

Passando ao tipo de encontros, inevitavelmente haverá jantares (quanto mais não seja o “jantar anual de Natal”) e muitos “cafés”, eventualmente “saídas à noite”; concerteza, incontáveis almoços.

Os interesses em comum poderão ser em maior ou menor grau, mas algum ponto de contacto, de afinidade social, desportiva, política, cultural, religiosa, sempre acabará por existir.

Em trabalhos em equipa, espera-se que haja alguma empatia ou o resultado final poderá estar irremediavelmente comprometido…

A confiança será naturalmente edificada e solidificada com o passar do tempo.

E, afinal, é com os colegas de trabalho que mais conversamos, que rimos, que nos “aborrecemos” (para não dizer “chateamos”), que apoiamos, que amuamos, que compartilhamos os sucessos, que invejamos; finalmente, com quem competimos nesta espécie de “lei da selva”, onde apenas os mais fortes vingam.
Poderá ser esse um factor distintivo no binómio colega / amigo?

Ou será a primeira “qualificação” (“colega”) um estado ou uma etapa na transição para a segunda (“amigo”), por via do reforço da confiança e da cumplicidade?
Ou não será “nada disto, antes pelo contrário”: amigos são amigos; colegas são colegas; vamos mas é "back to work"?…
[301]

AMIGOS vs. COLEGAS (I) 

“Poucos mas bons”, é uma expressão recorrente quando se fala do tema “Amigos”.
Como se define o “conceito”? O que releva para a classificação de amigo?
Será a regularidade ou frequência do contacto (diária, semanal, ocasional, rara)?
O tipo de encontros mantidos (jantares, café, "saídas à noite")?
Os interesses em comum (sociais, desportivos, afinidades culturais, políticas, religiosas)?
O tipo de conversas (sobre o trabalho, sobre futebol, sobre homens/mulheres, sobre os amigos)?
A empatia (sentir-se bem na companhia do outro)?
A confiança (a quem se empresta o carro, dinheiro, ou põe a casa à disposição)?
A cumplicidade (estar em sintonia nos pensamentos)?
O saber da existência de um “ombro à disposição”?
[300]

FUTUROS MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA - ESLOVÉNIA (III) 

Com o final da guerra e a vitória dos Aliados em 1945, e na sequência de eleições, em que os comunistas venceram, foi proclamada a República Federal Popular da Jugoslávia (tornando-se a Eslovénia uma das 6 repúblicas federadas).

Em 1953, Tito marca a ruptura com os países comunistas, passando, em 1956, a ser um dos fundadores do “Bloco dos Não-Alinhados”.

Em 1963 a federação altera a sua designação para República Federal Socialista da Jugoslávia, passando, a partir de 1971, a presidência a ser rotativa, de modo a que todas as repúblicas pudessem presidir ao país. Após a morte de Tito, em 1980, a Jugoslávia continuou a ser presidida por dirigentes de cada uma das repúblicas, rotativamente, até ao fim da década, assistindo-se, não obstante, ao aumento crescente do nacionalismo dos povos que constituíam a federação Jugoslava.

A instabilidade fazia-se sentir por toda a Jugoslávia, sobretudo porque, em 1989, Slobodan Milosevic, entretanto eleito presidente da Sérvia, com a pretensão de unir num só estado - a "Grande Sérvia" - todos os Sérvios, retirou a autonomia concedida por Tito ao Kosovo e a Vojvodina e respondeu com violência aos protestos dos albaneses do Kosovo perante esta medida.

Em 1990, realizaram-se eleições - livres, pela primeira vez - na Jugoslávia, tendo Milan Kucan assumido o poder na Eslovénia. A 23 de Dezembro desse ano foi realizado um referendo no qual mais de 88% dos Eslovenos afirmou querer a independência e três dias depois os resultados foram divulgados. É nessa data, 26 de Dezembro, que os Eslovenos celebram o Dia da Independência.

A 25 de Junho de 1991, a Eslovénia declarava independência, a que se seguiram dez dias de guerra (de 27 de Junho a 7 de Julho), passando então a Eslovénia a ser o primeiro estado independente de entre as repúblicas da ex-Jugoslávia.
Em Janeiro de 1992 a União Europeia reconheceu oficialmente a Eslovénia como estado independente e em Maio do mesmo ano a Eslovénia tornou-se membro permanente da Organização das Nações Unidas.

O final de 1995 foi marcado pela retirada dos ex-comunistas do governo de coligação. Nas eleições de Janeiro de 1997, com a vitória dos liberais-democratas, liderados pelo primeiro-ministro Janez Drnovsek, a adesão à União Europeia passou então a ser claramente assumida como prioridade do Governo.
[299]

1940 – CONCORDATA  

“Assinada entre o governo português e o Vaticano. São restituídos à Igreja os bens nacionalizados pelos republicanos, o ensino público passa a orientar-se pelos princípios da doutrina cristã.”
[298]

1940 – BATALHA DE INGLATERRA  

“A Inglaterra é bombardeada pela Luftwaffe, que não poupa Londres. Os ingleses ripostam, bombardeando Berlim, enquanto a Alemanha investe no ataque às instalações portuárias ao longo da costa sul da Grã-Bretanha.”
[297]

1940 – BATALHA DE FRANÇA  

“Aviação e artilharia alemãs bombardeiam as linhas francesas de Somme e Aisne. O Governo muda-se para Tours e depois para Bordéus. O marechal Pétain, novo “senhor” da França ocupada, assina um armistício, com as condições ditadas por Hitler. A Itália assume partido pela Alemanha e considera-se em guerra com Paris e Londres.”
[296]
terça-feira, setembro 23, 2003

ACESSO À UNIVERSIDADE 

Alguém é capaz de explicar qual a lógica de admissão à Universidade de alunos com médias inferiores a 10 valores?
[295]

O “PODER DA NET”  

A propósito do curioso artigo que “circulou” profusamente nos “blogues” na passada semana (também neste…), que referia um “estudo da Universidade de Cambridge” sobre a (reduzida) importância da ordem das letras nas palavras (ver abaixo uma versão em francês), uma reflexão sobre o facto de aquela mensagem se ter difundido pelo mundo inteiro (vidé as “entradas” do Aba de Heisenberg), sem qualquer referência, nenhum link para a referida Universidade que pudesse contribuir para a credibilização daquela “notícia”.
Finalmente, depreende-se que tal estudo não existiria efectivamente… Este é um bom exemplo do “poder” da Internet (tratando-se embora, neste caso, de uma curiosa “brincadeira”, sem grandes consequências) e da facilidade com que se pode utilizar esta ferramenta para eventuais fins “menos bem intencionados”.

Sleon une édtue de l'Uvinertisé de Cmabrigde, l'odrre des ltteers dnas un mtos n'a pas d'ipmrotncae, la suele coshe ipmrotnate est que la pmeirère et la drenèire soit à la bnnoe pclae. Le rsete peut êrte dnas un dsérorde ttoal et vuos puoevz tujoruos lrie snas porlblème.
C'est prace que le creaveu hmauin ne lit pas chuaqe ltetre elle-mmêe, mias le mot cmome un tuot ..."


(Em francês, parece mais difícil...).
[294]

FUTUROS MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA - ESLOVÉNIA (II) 

Em 1867 o imperador Francisco José concedeu autonomia à Hungria, e o Império passou a ser chamado de Austro-Húngaro. Com a ocupação da Bósnia em 1878 e a sua anexação em 1908, cresceram as esperanças Eslavas na instituição de uma monarquia tripartida (Austríacos-Húngaros-Eslavos), o que não veio contudo a acontecer.

A Eslovénia viria a sofrer bastante com a primeira Guerra mundial, sobretudo a partir do ataque da Itália a Áustria em 1915. Como uma grande parte da fronteira entre o Império Austro-Húngaro e a Itália se situava na parte Eslovena, foi nesse local que, durante dois anos, se travaram as mais terríveis batalhas entre Italianos e Austro-Húngaros.

Com o termo do conflito, em 1918, assiste-se então à queda do Império Austro-Húngaro e à formação de vários países no espaço que era dominado pelos Habsburgos, como a Hungria, Polónia e Checoslováquia. Também os pan-Eslavistas conseguiram finalmente unir todos os Eslavos do Sul num Estado único e soberano, o “Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos”, que incluía ainda a Bósnia-Herzegovina, a Macedónia, o Montenegro e as províncias de Vojvodina e Kosovo – integrava seis nações (Sérvios, Croatas, Eslovenos, Macedónios, Montenegrinos e Muçulmanos), três religiões (católicos, ortodoxos e muçulmanos), três línguas (Esloveno, Macedónio e Servo-croata) e até dois alfabetos (cirílico e latino). A relação entre os diversos povos nunca foi totalmente pacífica, tendo os Sérvios imposto o centralismo.

Em 1929, o reino passou a chamar-se Jugoslávia (“terra dos Eslavos do Sul”), realçando a característica comum, na procura de unificação do povo.

Com a Segunda Guerra Mundial, o território da Jugoslávia foi dividido entre os invasores alemães e italianos, cabendo ainda uma parte à Bulgária e à Hungria.

Na Croácia, os Ustachi (que tinham ideologia de extrema-direita), receberam o apoio dos seus aliados Alemães e Italianos e proclamaram a independência. Nos outros países da Jugoslávia, o movimento de resistência à ocupação de maior predomínio foi o liderado por Jozip Broz (que mais tarde passaria a ser conhecido pelo apelido "Tito") – inicialmente com o apoio da URSS, tendo recebido posteriormente também o apoio do Reino Unido e dos EUA.
[293]

1939 – “E TUDO O VENTO LEVOU” 

“Estreia do filme “Gone With the Wind” (“E Tudo o Vento Levou”), bsaeado num romance de Margareth Mitchell sobre a guerra civil americana. É um dos maiores êxitos cinematográficos de sempre, constituindo a sua realização uma odisseia com vários intervenientes.”
[292]

1939 – DECLARAÇÃO DE GUERRA 

“Grã-Bretanha e França, através dos respectivos primeiros-ministros, Neville Chamberlain e Edouard Dalladier, declaram, a 3 de Setembro, guerra à Alemanha.”
[291]

segunda-feira, setembro 22, 2003

"MODELO ESTRATÉGICO DA ECONOMIA" 

O professor universitário e ex-ministro das Finanças Ernâni Lopes considera o modelo estratégico da economia portuguesa "esgotado", apontando o turismo, o ambiente, as cidades e os serviços como as apostas do futuro.
E o Governo, o que pensará desta reflexão?
[290]

"NO SMOKING" 

Uma notícia que vai “irritar” muita gente: “Fumar em bares, cafés e restaurantes deveria ser proibido, afirmou o comissário de saúde da União Europeia". O comissário diz suportar esta medida devido aos riscos do tabagismo para a saúde dos fumadores passivos.
[289]

OS "BLOGUES" NA CAMPANHA ELEITORAL 

As eleições presidenciais norte-americanas apenas decorrerão em Novembro de 2004; não obstante, perfilam-se os candidatos às primárias do Partido Democrata, nesta altura já com 10 “interessados”: a ex-senadora Carol Moseley Braun, o ex-general Wesley Clark (último a entrar “na corrida”), o médico Howard Dean, os senadores John Edwards, Bob Graham e Joe Lieberman, os congressistas Richard Gephardt e Dennis Kucinich, o veterano do Vietname John Kerry e o reverendo Al Sharpton. Pode ver o perfil dos pré-candidatos à nomeação pelo Partido Democrata.
Sem que tal represente, obviamente, qualquer tipo de preferência (nós não temos direito de voto nestas eleições… que, não obstante, acabam por ter, inevitavelmente, reflexos sobre o “futuro do mundo”), Howard Dean (actualmente líder nas sondagens) foi também o primeiro candidato a criar o seu próprio “blogue”.

P.S. Mais um agradecimento, ao "novo" Adufe (agora no weblog.com).
[288]


FUTUROS MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA - ESLOVÉNIA (I) 

Nos séculos IV e III a.C. os Celtas chegaram ao que constitui o actual território do país, tendo criado um estado chamado Noricum. No século I a.C. Noricum foi anexado pelo Império Romano e surgiram cidades romanas na Eslovénia, das quais as principais eram Emona (Ljubljana), Celeia (Celje) e Poetovia (Ptuj). Quando, no século V d.C., se deu a divisão do Império Romano, o território étnico Esloveno ficou, juntamente com o Croata, no Império Romano do Ocidente.
Ainda no século V, o território foi invadido pelos Hunos e pelos Germânicos, tendo no século VI chegado os Eslavos, povo de quem os Eslovenos efectivamente descendem. Os Eslavos formaram o primeiro estado Eslavo e que seria o berço da nação Eslovena: o ducado de Carantania, na zona onde actualmente se situa a Caríntia.
Em meados do século VIII o ducado passou a pertencer à Baviera que, em 788, viria a ser conquistada por Carlos Magno (rei dos Francos).
Em 907 foi a vez dos Magiares invadirem o território, mas foram vencidos cerca de meio século depois, tendo-se então estabelecido na zona da actual Hungria.
Em 1335, a maior parte desse território passou a pertencer ao Império dos Habsburgos; durante cerca de 600 anos, as classes superiores germanizaram-se, tendo, não obstante, o povo mantido a sua identidade eslava.
O século XV foi marcado pelas incursões turcas pelo território da actual Eslovénia.
No final do século XVII, os Turcos retiraram-se da Bósnia e da Sérvia.
Em 1809, as tropas Napoleónicas invadiram o território Esloveno. A quase totalidade daquilo que é hoje a Eslovénia foi integrada, juntamente com parte da Croácia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia e Montenegro, naquilo a que Napoleão chamou "Províncias Ilíricas", das quais Ljubljana era a capital. Em 1813, os franceses retiraram-se da região, tendo o território voltado a pertencer ao império dos Habsburgos.
A verdadeira luta da Eslovénia pela independência começa por esta altura, atingindo o seu ponto mais significativo em Março de 1848, quando foi lançado o primeiro programa político Esloveno, que defendia a união de todos os eslovenos num único estado, falando a língua eslovena.
[287]

1939 – NEUTRALIDADE  

“Salazar reafirma a posição de neutralidade equidistante de Portugal no âmbito da II Guerra Mundial.”
[286]

1939 – “BLITZKRIEG” 

“Em 1 de Setembro, exércitos do III Reich invadem a Polónia em três frentes, realizando a chamada blitz krieg, guerra relâmpago. Um ano antes, Adolfo Hitler anexara a Áustria e ocupara os Sudetas. De igual modo, Benito Mussolini invadira a Etiópia (antiga Abissínia), em 1935. Antes da invasão da Polónia, Hitler garantira a não intervenção da URSS.”
[285]

“Entrada do dia” (Domingo) – Desejo Casar 

“Lisboa-Açores-Porto-Colónia / desabafo em 3 fusos horários”

“3. Há pouco mais de 4 meses que entrei nisto. Tenho na cabeça uma ideia precisa do tempo que tenciono ficar por cá. Uma coisa é certa: nesse tempo nunca deixei de cumprir um prazo no trabalho, nunca deixei de jantar com amigos e sair à noite, nunca anulei um compromisso. Como? Passei a ver menos uma hora de televisão por dia. Na verdade, até conheci pessoas novas e consegui algumas oportunidades, em parte, devido ao DC.

4. Gosto disto por várias razões: porque existem, de facto, pessoas que queremos ler diariamente; porque movimenta milhares de pessoas, milhares num espaço sem dono, em que o João Silva está no mesmo grau que o Pacheco Pereira; porque é feito por puro amor à camisola (valha-nos Deus!) e por uma razão bem superior.


7. … Se assumo o nome próprio e um possessivo antes da palavra "vida", creiam bem que utilizo apenas o que considero fazer parte de uma reserva partilhável, susceptível de merecer segundas leituras e chegar às memórias afectivas de outros. Admito, contudo, já ter falhado ou vir a falhar. É mais do que certo. Até porque não sigo influências ou estilos. Ando à procura do meu. O que me leva à última razão para andar nesta aventura. Estou a aprender a pensar e escrever melhor.”


Pode ler o texto completo no Desejo Casar.


domingo, setembro 21, 2003

"HERÓIS DA BD (VII)" - TINTIN 

"Last, but not least": o jovem repórter e o seu inseparável cão Milou começaram uma longa carreira no “Le Petit Vingtième” (suplemento de um jornal belga), em Janeiro de 1929, tendo entretanto sido traduzido em dezenas de países, com milhões de álbuns editados.
À primeira aventura (“Tintin no país dos sovietes”), seguiram-se muitas outras, levando o jornalista à América, África, Pacífico, e até à Lua, mas também a locais que apenas existem na imaginação do criador (“Hergé” – Georges Rémi).
Nas palavras de Hergé, o mundo de Tintin, “Sou eu, eu sob todas as minhas formas! Tintin sou eu quando gosto de ser heróico, perfeito; os Dupond(t) sou eu quando me comporto estupidamente; e Haddock sou eu quando sinto a necessidade de exteriorização”.

P.S. A fechar, uma pequena "mensagem publicitária": às sextas-feiras, com o "Público", serão editados os álbuns de aventuras de Tintin.
[284]

REVISTA(s) DA SEMANA 

“VISÃO” (18 Setembro)
“Ascensão e queda do império de Carlos Cruz.
A carta de Paulo Pedroso - O PS já revelou o conteúdo da missiva enviada pelo ex-porta-voz socialista, na qual aquele pede para abandonar a vice-presidência da bancada socialista, alegando recusar lugares simbólicos, e dizendo-se perplexo com o processo que o conduziu à prisão preventiva.
O Ministério Público e a Polícia Judiciária concluíram as investigações ao caso que envolve Fátima Felgueiras e outros 17 arguidos. O processo está a cargo do procurador José Pinto Bronze, do Tribunal de Guimarães, esperando-se que a acusação possa ser deduzida dentro de um mês.
Das 22 passagens superiores de peões recém-inspeccionadas, oito apresentam defeitos visíveis, segundo o relatório do Instituto de Estradas de Portugal, embora só uma necessite de uma intervenção rápida por se encontrar em risco iminente de queda.
Diplomatas árabes condenaram já a decisão norte-americana de não apoiar uma proposta que exigia a Israel desistir da expulsão de Yasser Arafat da Palestina. Para os EUA, a resolução não era suficientemente explícita na condenação de grupos terroristas.
Ao chegar à costa Este norte-americana o furacão Isabel acalmou e transformou-se numa tempestade tropical. Mas pelo caminho deixou um rasto de destruição, com ruas transformadas em lagos e mais de 2.5 milhões de pessoas sem energia eléctrica. Pelo menos nove pessoas morreram.”


Newsweek (22 Setembro)
A Newsweek sugere que a Guerra no Iraque desviou recursos que poderiam ter contribuído para a captura de Osama Bin Laden. Actualmente, há apenas 9 000 militares em toda a Ásia Central.
Sobre as eleições presidenciais americanas, assinala-se que o candidato Dick Gephardt’s tem vindo, lentamente, a arrancar, podendo aproximar-se de Howard Dean. Gephardt’s tem vindo a aumentar o tom das críticas a Bush e apela ao eleitorado mais idoso, num discurso recente: “A maior parte dos presentes nesta sala podem recordar 1950”. O mesmo não será aplicável aos jovens apoiantes do actual líder nas sondagens, Howard Dean.

Time (22 Setembro)
A Time apresenta na capa o lendário Johnny Cash, falecido na semana passada.
No interior, sobre a dificuldade em encontrar Osama Bin Laden, nota-se que os americanos tiveram problemas em encontrar fontes fiáveis em Waziristan, a região de fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão, onde se pensa estarem escondidos os operacionais da Al-Qaeda.

Weekly Standard (22 Setembro)
Os americanos não deveriam ser tão complacentes perante a firmeza da integração europeia: “O objectivo final da União Europeia é o de colocar o poder americano em causa”.
O editorial defende que Yasser Arafat “merece certamente o exílio” e que a sua expulsão de Ramallah poderia ser uma boa ideia. Claro, criaria “inevitavelmente uns dias de rancor nos territórios e capitais árabes, e muita desaprovação noutras partes”.

Pode ler mais aqui.
[283]


CURIOSIDADE 

Porque hoje é domingo, mais fácil ainda: "Porque é que primeiro vemos o raio / relâmpago e só depois ouvimos o trovão?"

OS "BLOGUES" MAIS "REFERIDOS" 

De acordo com a análise de O vento lá fora, com base nas listagens do Technorati, os 10 blogues mais referidos (indicando-se o número de links) são: Abrupto (811); Gato Fedorento (488); Dicionário do Diabo (403); Blog de Esquerda (334); Blogue dos Marretas (328); Bomba Inteligente (302); Desejo Casar (230); Cruzes Canhoto (194); Jaquinzinhos (180); e Janela Indiscreta (178).
Constitui motivo de grande satisfação ver o aaanumberone nos primeiros 5 % da listagem; excluindo os "blogues" inactivos e os “apontadores”, num universo total de mais de 2 150 “blogues” portugueses, o aaanumberone ocupava a 95ª posição (com 44 links).
[282]

1938 – “NOITE DE CRISTAL” 

“Gigantesco progrom na Alemanha nazi, na noite de 10 para 11 de Novembro. São chacinados 91 judeus alemães de origem judaica e centenas são vítimas de espancamentos. “Incêndios purificadores” destroem lojas de judeus, que começam a ser enviados em massa para campos de concentração.”
[281]

Últimas actualizações

Weblog Commenting by HaloScan.com

This page is powered by Systran.

This page is powered by 

Blogger. Isn't yours?

Topo da página