<$BlogRSDUrl$>
sábado, outubro 04, 2003

PORTUGAL – CAMPEÃO DO MUNDO 

Num jogo muito difícil e extremamente disputado (0-0 no final do tempo regulamentar), valorizando a vitória obtida, Portugal acaba de conquistar, pela 15ª vez na sua história (em 36 edições) o título de Campeão Mundial de Hóquei em Patins, ao bater na final a Itália (selecção dirigida pelo português Carlos Dantas, treinador do Benfica nos últimos anos) por 1-0 (no prolongamento), reforçando a sua liderança histórica no panorama mundial.
Os nomes de Guilherme Silva, Sérgio Silva, Paulo Almeida, Ricardo Pereira, Pedro Alves, Filipe Santos e Reinaldo Ventura, tal como do seleccionador Vítor Hugo, entram assim para a história da modalidade e do hóquei português, reavivando a tradição de grandes feitos desportivos, ao longo dos últimos 50 anos.
No jogo de atribuição do 3º e 4º lugares, a Espanha venceu a Argentina por 3-1, assegurando assim o último lugar do pódio.
Nos lugares seguintes (do 5º ao 16º), posicionaram-se, respectivamente, Brasil, França, Suíça, Angola, Chile, Moçambique, Holanda, Alemanha, EUA, Andorra, Colômbia e Inglaterra.
O próximo Campeonato Mundial decorrerá em 2005, em S. José (California), nos EUA.
[339]

ESTRANHO... 

...Que as “entradas” nº 307 e 295 (Setembro) sobre a admissão à Universidade não tenham merecido qualquer comentário (!?) dos meus atentos leitores…
... A abstenção generalizada de opinião sobre as notas mínimas de entrada (quando se discutem tantos temas à volta da matéria, desde a questão da fixação dos valores das propinas aos regimes excepcionais de admissão, passando pelo ranking das instituições escolares).
[338]

IMPERDÍVEL - ANTOLOGIA DE BANDA DESENHADA 

A colecção que o Correio da Manhã começa a editar hoje, uma antologia da Banda Desenhada, em 20 livros, começando com Lucky Luke e continuando, nos próximos domingos, nomeadamente com Corto Maltese, Mafalda, Homem-Aranha, Super-Homem, Tintim, Tarzan, Batman, Moebius, Popeye e Flash Gordon. Para além de cerca de 200 páginas de histórias, cada livro incluirá ainda uma apresentação histórica das personagens, dos desenhadores e dos argumentistas.
[337]

1945 – BOMBA ATÓMICA 

“Os EUA lançam a primeira bomba atómica sobre Hiroxima, a 6 de Agosto, seguindo-se, dois dias depois, uma outra sobre Nagasaki. Morrem centenas de milhares de pessoas em consequência das duas explosões. O Japão rende-se a 14 de Agosto.”
[336]

HÓQUEI EM PATINS - PORTUGAL FINALISTA MUNDIAL  

Após ter sabido conquistar uma preciosa vantagem face à poderosíssima equipa argentina, Portugal conseguiu resistir "estoicamente" à intensa pressão da selecção das pampas nos minutos finais, tendo assegurado, por via de uma vitória por 2-1, mais uma presença na Final do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, a disputar com a Itália (vencedora da outra meia-final, frente ao campeão do mundo em título, Espanha).
[335]
sexta-feira, outubro 03, 2003

O VÍCIO DOS “BLOGUES” (III) 

Finalmente, temos a outra faceta (o “reverso da medalha”): o “vício” de ler os outros “blogues”, nomeadamente no sentido da necessidade de conhecimento dos outros e da procura de partilha da pertença a um grupo. Para que o “bloguista” possa sentir-se integrado nesta espécie de “comunidade”, tem absoluta necessidade de saber quais os temas que se “discutem” em cada dia, de forma a que lhe seja possível fazer o intercâmbio de ideias e participar de forma activa nesse debate.
Acaba por se formar (implicitamente) um género de “tertúlia”, a que não queremos faltar; não obstante o anonimato de muitos “blogues”, vamos criando, aqui e ali, “amizades virtuais” com os autores com que mais nos identificamos e que, quase sem darmos por isso, acabamos por sentir a necessidade de visitar a cada dia que passa.
Cada vez mais (e à medida que a lista de “favoritos” se vai “adensando”), o “ovo de Colombo” traduzir-se-ia na “invenção” de uma forma de conciliar o “vício” com o (escasso) tempo disponível (isto para além de todas as outras actividades prioritárias, desde logo as profissionais, mas também o tempo para a família, para os amigos, para ler, para ir ao cinema ou ao futebol, finalmente, até para ver televisão…).

P. S. A propósito do “vício”, leia-se esta “entrada” do Desejo Casar!!!
[334]

O VÍCIO DOS “BLOGUES” (II) 

O “bloguista” acaba por – mesmo de forma inconsciente – impor-se uma auto-disciplina “férrea” para escrever diariamente; sendo verdade que escreve, em primeira análise, para si próprio, espera, complementarmente, poder criar um “ciclo virtuoso”, ver o nível de “feed-back” (avaliado em função do número de “visitantes”) aumentar a cada dia, constituindo paralelamente uma motivação extra para se “dedicar a novas pesquisas” de outros temas que possam interessar aos seus leitores e trazer novas visitas (em oposição ao “ciclo vicioso” da falta de temas de interesse, quebra do número de visitantes e eventual desmotivação do autor, com o fim do “blogue”).
Ao escrever diariamente sobre os mais variados temas, tal implica um “trabalho de casa” preparatório, passando particularmente pela necessidade de se manter permanentemente informado; não é possível manter um “blogue” sem ler jornais!
Mas, como dizia Pacheco Pereira no Abrupto, trata-se de um “monstro insaciável”, de “combustão imediata” e que pode tornar-se muito desgastante, levando a uma necessidade de “sacudir esta dependência”: não será por acaso que vários dos “bloguistas” mais activos sentiram a necessidade de suspender temporariamente a “actividade” (por exemplo, Pedro Lomba / Flor de Obsessão, mas também Francisco José Viegas / Aviz ou João Nogueira / Socioblogue), ou mudar de rumo “editorial” (Pedro Mexia / Dicionário do Diabo) ou, de forma mais radical, acabar mesmo com o “blogue” (Guerra e Pas, Catarina Campos / 100nada) – não obstante se poder advogar que essas decisões foram bastante determinadas por questões de disponibilidade de tempo.
[333]


"AVISO À NAVEGAÇÃO" 

Recebido por e-mail do Martin Pawley, a propósito da quebra do sistema "Blogalia" ("blogues" espanhóis) durante esta semana; um alerta para a dependência generalizada dos "blogues" portugueses do sistema Blogger (que, como todos os sistemas, não estará absolutamente imune a falhas...):

"O que pasou foi simplesmente que se corrompeu a base de dados que posúe Víctor Ruiz, o creador de Blogalia, e que almacenaba todos os contidos dos blogs. A empresa que alberga o espacio web debería (supostamente) facer copias de seguridade a diario, e unha a maiores cada semana, pero polo que se ve non foi así... Ao final, resultou que a última copia íntegra era de hai unhas semanas, e o resto de historias houbo que recuperalas vía Google, tirándoas da memoria caché. Eses labores leváronlhe varios días, pero ao final conseguiu restablecer a situación. Hai algunhas cousas que se perderon (os comentarios das últimas semanas, case por completo), e no meu caso tiven que volver a retocar un pouco a plantilha do blog porque o formato que estaba gravado é de finais de agosto ou así (se notas que desapareceu algún enlace, débese a iso). Pero, vaia, puido ser peor! Nalgún momento cheguei a baralhar a hipótese de que se perderan moitas das historias, pero por sorte non sucedeu iso."
[332]

MODERNIDADE NASCEU NA IDADE MÉDIA (V) 

“… Há efectivamente incontornáveis referências de personalidades, cujas obras passaram a ser determinantes para o futuro: Santo Agostinho (século V) – na charneira entre a Antiguidade e a Idade Média, prolongando-se na Modernidade –, cuja vasta produção literária tematizou a questão da verdade, da liberdade, da subjectividade e da história; Boécio (século VI), tradutor – do grego para latim – e comentador das obras gregas, a quem se deve a fixação de uma boa parte da terminologia filosófica e teológica latinas; … Santo Anselmo (século XII), bispo de Cantuária, teólogo e filósofo, pré-escolástico, autor do depois designado argumento ontológico, que procura ser um itinerário puramente racional para Deus; Avicena (nascido no Turquestão, século XI) e Averróis (século XII), pensadores árabes cuja obra foi decisiva para o acolhimento e comentário da herança filosófica grega, principalmente a de Aristóteles, e que tentaram conciliar o Alcorão, vindo a tornar-se referência insubstituível, por adesão ou rejeição, da especulação escolástica; … São Tomás de Aquino (século XIII), dominicano, uma das maiores referências, ainda na nossa época, da teologia e filosofia cristãs; … Guilherme de Ockham (século XIV), prefigurador do mundo moderno, passando a ser, posteriormente, referência obrigatória, na política, na filosofia da linguagem e na teologia.”

"Modernidade nasceu na Idade Média" (Joaquim Cerqueira Gonçalves) – "Notícias do Milénio"
[331]


1945 – AVANÇO E RENDIÇÃO 

“Em Abril, forças da URSS, Inglaterra e EUA avançam em força para a Alemanha. Na Itália, Mussolini tenta fugir para a Suíça, mas é morto a 28 de Abril, com a sua amante Clara Petacci, por guerrilheiros da resistência. Hitler suicida-se dois dias depois, no bunker da Chancelaria, em Berlim, juntamente com Eva Braun, a “eterna noiva” do ditador. Entre 7 e 9 de Maio, as forças do III Reich rendem-se incondicionalmente, primeiro em Reims (França), depois em Berlim. Os Aliados assumem, a 5 de Junho, o controlo total da Alemanha e dividem o país em quatro zonas de ocupação: americana, soviética, britânica e francesa.”
[330]
quinta-feira, outubro 02, 2003

PORTUGAL-BRASIL 

Com mais uma vitória (desta vez por 4-1), Portugal prosseguiu hoje a sua caminhada para o que se espera seja a conquista do título mundial de Hóquei em Patins pela 15ª vez (!), tendo garantido o apuramento para as 1/2 finais, em que defrontará a Argentina.

P. S. Estou a começar a perder a paciência para os "popups" que estão sempre a "saltar". Não se pode "exterminá-los"? (a maior parte deles são mesmo de publicidade com o conteúdo "stop popups" - a um preço de saldo de 29,95 dólares...).
[329]

XANANA GUSMÃO 

Assinala Paulo Gorjão no Bloguitica Nacional a entrevista exclusiva de Xanana Gusmão à "blogosfera", no Timor Leste (01.10.03 - "entrada" 224).

Diz o Presidente de Timor-Leste, nomeadamente o seguinte:

"First year of independence was not enough to make a proper judgment about national development. Overall I can say that the environment of peace and harmony – except 4 December 2002 incident – allowed us to feel that things improved since 2000 and 2001; the return of more then 200 000 (two hundred thousand) Timorese from Indonesia was a great achievement. Initiatives to settle border issues another positive development. We may still need to focus on developing an action plan for the Nation. We need to respond to the expectations of the people. Nevertheless, we can be proud of our people for their patience, perseverance and humility which enabled us to cross the emergency period to the reconstruction periods without major problems. We should see this trait of our people as a national asset. There are difficulties in reconciliation area but this will be dealt with in the years ahead."

P. S. Mais um agradecimento, ao Quarta Vaga.
[328]


O VÍCIO DOS “BLOGUES” (I) 

O vício dos “blogues” compreende duas vertentes distintas, mas complementares e (no caso de quem escreve) indissociáveis: por um lado, o impulso (“a necessidade…”?) de actualização, o mais regular e frequente possível, do seu “blogue”; por outro, a leitura (pelo menos diária) de outros “blogues”.
Em relação ao primeiro aspecto: qual a origem desse impulso ou necessidade? o que representa o “blogue” para o seu autor? até que ponto se “confundem os dois”? o “blogue” reflectirá o “ego” do “bloguista”, o seu “outro eu”? (“escondido”, mas que, a pouco e pouco, se vai revelando… – mesmo que o “blogue” aborde todos os temas excepto os que têm mais directamente a ver com o próprio “autor”).
A flexibilidade e facilidade de adaptação da ferramenta constituem a sua grande força, possibilitando que cada um exprima da forma que melhor lhe aprouver as suas emoções e ideias, desvendando a personalidade característica do autor. Ao escrever, o “bloguista” reflecte (sobre) a vida do seu “outro eu”.
Quando o “bloguista” trata de determinado assunto da actualidade, é porque esse assunto lhe é “caro”; ao falar de um determinado tema, está a revelar um pouco da sua “intimidade”; aqui e ali, vão-se libertando informações que vão permitindo “montar as peças do puzzle” e começar a dar forma a um esboço do seu auto-retrato (idade aproximada, tendências ideológicas e/ou clubísticas, envolvente profissional e sócio-geográfica, enfim, integração num determinado “grupo de pertença”…).
Podendo aperceber-se o vício de “blogar” como uma forma evoluída de vício, a verdade é que se trata de um vício “diferente” (contrariamente ao tabaco ou ao álcool, que serão vícios considerados “negativos”), o vício dos “blogues” gera, não só efeitos negativos, mas também efeitos positivos.
[327]


PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 

Acaba de ser atribuído o prémio Nobel da Literatura 2003 ao escritor sul-africano John Maxwell Coetzee, nascido na Cidade do Cabo em 1940, actualmente ligado à Universidade de Adelaide na Austrália.
O seu primeiro romance, publicado em 1974, “Dusklands”, traça um paralelo entre os norte-americanos em combate no Vietname e os primeiros holandeses que se estabeleceram na África do Sul.
O autor, já duplamente premiado com o Booker Prize (com “Life and Times of Michael K”, em 1980, e “Disgrace”, em 1999), cuja obra tem por tema recorrente o antigo sistema de apartheid sul-africano, escreveu ainda os seguintes livros: “In the Heart of the Country” (1977), “Waiting for the Barbarians” (1980), “Foe” (1986), “White Writing” (1988), “Age of Iron” (1990), “Doubling the Point” (1992), “The Master of Petersburg” (1994), “Giving Offense: Essays on Censorship” (1996), “Boyhood : Scenes from Provincial Life” e “What is Realism?” (1997), “The Lives of Animals” (1999), “The Humanities in Africa” e “Stranger Shores: Essays, 1986–1999” (2001), “Youth” (2002) e, por fim, “Elizabeth Costello: Eight Lessons” (2003).
[326]

MODERNIDADE NASCEU NA IDADE MÉDIA (IV) 

“A ideia de Europa tende a confundir-se, para a sociedade do nosso tempo, com os valores e os feitos da Modernidade e a ampliar-se, num esforço de enraizamento de fundamentação, à cultura greco-romana, sobrevoando dez séculos pletóricos de história, a Idade Média. Mas esta bem pode considerar-se o epicentro histórico da Europa, logrando, neste caso, um sentido positivo a designação de Idade Média ao indiciar uma posição central. A cultura greco-romana ter-se-ia certamente mumificado, por falta de húmus vital, caso os medievais não a tivessem assumido e metamorfoseado, com a intensidade e amplitude da sua existência e especulação.
Por outro lado, as grandes questões, em termos culturais, do início da Modernidade nada mais são do que prolongamentos dos grandes temas da Medievalidade. Uma cultura perdura e enriquece-se abrindo-se a outras culturas, por acolhimento e irradiação, precisamente o que sucedeu na Idade Média, Seria impossível imaginar a dinâmica passada e presente da Europa, sem os ideais da cidade grega, sem a amplitude do Império Romano, sem a presença dos povos bárbaros, sem a mensagem bíblica, vivida e interpretada por judeus, cristãos e, em larga medida, pelo islamismo."


"Modernidade nasceu na Idade Média" (Joaquim Cerqueira Gonçalves) – "Notícias do Milénio"
[325]

1945 – CONFERÊNCIA DE IALTA 

“Realiza-se entre 4 e 11 de Fevereiro. Roosevelt, Churchill e Estaline, líderes dos “Três Grandes” (EUA, Inglaterra e URSS), chegam a acordo quanto ao futuro da Alemanha e da reorganização europeia.”
[324]

quarta-feira, outubro 01, 2003

BETHÂNIA E GIL 

Maria Bethânia e Gilberto Gil (agora também Ministro da Cultura do Brasil) actuam hoje e amanhã no Coliseu de Lisboa e, a 6 e 7 de Outubro, no Coliseu do Porto.
[323]

MODERNIDADE NASCEU NA IDADE MÉDIA (III) 

“Também a Idade Média teve as suas ciências – a que o nosso tempo vai dedicando progressiva atenção –, a sua filosofia, a sua teologia, as suas escolas, bem como a universidade, uma das criações medievais mais significativas e que se tornou uma referência fundamental do futuro.
Na Medievalidade, pressentem-se muitas sementes que a Modernidade viu desabrochar.

A Igreja herdou o esquema do “trivium” e do “quadrivium” das escolas romanas, para a formação não superior (que aliás ainda frequentou) para depois, já na Idade Média, as assumir, transformar e difundir junto das diversas entidades religiosas organizadas – catedrais, sés, abadias, igrejas paroquiais, mosteiros, conventos –, que podem ser justamente consideradas a primeira grande rede escolar do Ocidente.”


“Modernidade nasceu na Idade Média” (Joaquim Cerqueira Gonçalves) – “Notícias do Milénio”
[322]

1944 – DIA D 

“Em 6 de Junho, tropas aliadas desembarcam na Normandia (França) para um ataque final à Europa fortificada de Hitler: desembarcam mais de 320 mil militares no âmbito da operação “Overlorde”. A 25 de Agosto, forças americanas e da França Livre entram triunfalmente em Paris.”

Conforme referido no início da apresentação desta cronologia de factos mais marcantes do século XX, corresponde a mesma à transcrição (com a devida vénia) de uma publicação dos jornais do “Grupo Lusomundo” (Diário de Notícias, Jornal de Notícias, Açoriano Oriental, Diário de Notícias – Madeira e Jornal Tribuna de Macau), de Julho de 1999, designada “NOTÍCIAS DO MILÉNIO”.
[321]

terça-feira, setembro 30, 2003

8-1! 

No Portugal - Alemanha, do Campeonato Mundial de Hóquei em Patins, em que Portugal visa o 15º título mundial em 36 edições.
Em que outra área poderia Portugal ter uma relação de forças face à Alemanha, de 8 para 1?...
Nos 1/4 de final, segue-se o Brasil.
[320]

TSF 

Vou manter a esperança de poder encontrar aspectos positivos na mudança de orientação da TSF.
Até agora, nesta nova grelha, ainda não consegui identificá-los...
[319]

“REPÚBLICA MOLDAVA DO DNIESTRE”? 

Numa estreita faixa de terra, encravada entre a Ucrânia e a Moldávia, com uma superfície de 4 000 km2, subsiste uma improvável e auto-proclamada República, com 800 000 habitantes, nascida em 1990, na sequência do caótico desaparecimento da ex-URSS, apesar de não reconhecida por nenhum outro país.
Tiraspol, a “capital” surge como uma cidade soviética petrificada, com paradas militares junto da gigantesca estátua de Lenine.
Na “Transnitria” (região “para além do Dniestre”), a prática da língua romena é considerada um crime político. A sua adopção, em 1989, como língua oficial na Moldávia, tornou-se o rastilho da tendência secessionista da região maioritariamente de expressão russa.
Nos últimos 10 anos, beneficiando da fraqueza dos corruptos governos moldavos e da cumplicidade das máfias russas e ucranianas, a “Transnitria” tornou-se um “paraíso do crime organizado”. Os tráficos ilícitos (de armas, tabaco, droga, álcool, petróleo, prostituição ou branqueamento de capitais) – essencialmente um negócio de família – tornaram-se na base de sustentação da “economia” do território.
Com a prevista (para 2007) adesão à União Europeia da Bulgária e da Roménia, o conflito que opõe a região da “Transnitria” à Moldávia ficará às “portas” da nova Europa alargada; é neste âmbito que os responsáveis europeus equacionam a possibilidade de envio de uma força de manutenção de paz.
[318]

MODERNIDADE NASCEU NA IDADE MÉDIA (II) 

“A que se deve então a nossa unidade de entendimento relativamente a essa época? A haver razão para ela, o factor mais determinante foi o cristianismo, que tudo conseguiu amalgamar.

A par das múltiplas diferenças irredutíveis, subsiste na Idade Média uma dinâmica unidade, que era já apreciável na sua herança greco-romana, mas que foi aprofundada e intensificada por influência das religiões do livro – judaísmo, cristianismo e islamismo – fundamentalmente inspiradas na Bíblia, informando a mentalidade, o comportamento e o saber em referência a uma divindade única.

Um dos argumentos que conduzem a ver a Idade Média como um período intermédio, que não preenche um lugar positivo e insubstituível na História, deve-se ao facto de ser considerado mais tempo de Deus do que dos homens, sendo essa também a razão por que o humanismo renascentista e a Modernidade não vêem aí suficientemente afirmados os indeclináveis valores humanos.
Nessa época, as razões de viver assentariam apenas nas asas da fé, não no seio da razão.
Esta interpretação vem sendo progressivamente corrigida. …”


"Modernidade nasceu na Idade Média" (Joaquim Cerqueira Gonçalves) – "Notícias do Milénio"
[317]


1943 – INVASÃO DA ITÁLIA 

“Forças aliadas, chefiadas pelos generais Eisenhower, Patton e Montgomery, invadem a Itália por três frentes. Em Setembro, já deposto o Duce, é assinado o cessar-fogo. Mas Hitler não desarma: envia as suas tropas, comandadas por Rommel, e Mussolini regressa ao Poder, para chefiar um governo fantoche. Americanos e ingleses conseguem, a 4 de Junho, entrar em Roma.”
[316]
segunda-feira, setembro 29, 2003

12-0! 

É verdade que se trata de uma modalidade desportiva sem grande implantação mundial, mas não deixa de ser o desporto que mais êxitos proporcionou a Portugal.
Hoje, na segunda jornada do 36º Campeonato Mundial de Hóquei em Patins, Portugal acaba de vencer o jogo com a Holanda (vice-campeão mundial de 1991 e selecção que, historicamente, sempre criou grandes dificuldades à equipa portuguesa - tradicionalmente, a 4ª melhor selecção europeia, embora nos últimos anos ultrapassada pela França e Suíça), por concludente 12-0.
Os jogos da primeira fase não terão grande significado, mas esta vitória não deixará de constituir uma motivação para os difíceis jogos das meias-finais, provavelmente contra um dos outros três crónicos candidatos ao título: Argentina, Espanha e Itália.
[315]

90 % DE POPULARIDADE 

Não se trata da Albânia, nem do Iraque, mas sim da Finlândia, país em que a popularidade da Presidente Tarja Halonen ultrapassa os 90%! Uma Presidente “demasiado” popular?
São os próprios analistas finlandeses que referem não conseguir recordar-se de nenhum exemplo de Estado democrático com um dirigente com um nível de popularidade semelhante.
Tratando-se de uma personalidade sem opção religiosa assumida (contrariamente a 85 % da população finlandesa), feminista e defensora das minorias sexuais (o que não é partilhado pela maior parte da população) e étnicas, o índice de popularidade torna-se ainda mais “espantoso”…
As justificações possíveis passam pela competência e pela proximidade do povo por parte da jurista social-democrata. Há quem refira também que a Presidente será o “único denominador comum” dos finlandeses.
Poderá este “fenómeno” considerar-se “são”? Poderá este género de popularidade “extrema” ser “perigosa” para o regime democrático?

P. S. Mais agradecimentos, ao Socioblogue, também com uma "nova casa" e ao Substrato.
[314]

MODERNIDADE NASCEU NA IDADE MÉDIA (I) 

Continuando a divulgação de textos publicados em edição dos jornais do "Grupo Lusomundo", denominada "Notícias do Milénio", inicia-se mais esta "Semana da História", abordando desta vez o período conhecido por "Idade Média".

“A Idade Média está hoje na moda, sobretudo a de expressão ocidental latina, sobre a qual vai incidir predominantemente, neste condensado texto, a nossa atenção.

A Idade Média tem sido considerada, indevidamente, uma fase em branco na ordenação dos tempos, por isso a designação de “média”, uma suspensão do movimento de progressão, entalada entre a Antiguidade, romanticamente ampliada, e a Modernidade, cujo progresso parecia relativizar tudo o que a precedeu.

Inicie-se no século V e termine-se no século XIV – não faltam razões para serem outras as balizas temporais –, a Idade Média é um período demasiado longo, cuja unidade somente o pragmatismo pedagógico da visão dos historiadores consegue manter.
Foram muitos séculos, múltiplas culturas, diversos povos – romanos e bárbaros –, vários impérios, religiões diferenciadas, pulverização de línguas, fragmentações políticas, uma enormidade de protagonistas individuais e colectivos, desvairadas filosofias, teologias ortodoxas e heterodoxas…”


"Modernidade nasceu na Idade Média" (Joaquim Cerqueira Gonçalves) – "Notícias do Milénio"
[313]


1942 – HOLOCAUSTO 

“Na Conferência de Wannsee, os nazis decidem a “solução final” do “problema judaico”. Já em 1935 tinham sido aprovadas as leis anti-semitas de Nuremberga, tendo-se registado em 1938, o primeiro pogrom, denominado “Noite de Cristal”. Em 1941, dera-se início ao transporte de judeus para campos de extermínio, em Auschwitz, Treblinka, Belsen e outros. Uma revolta judaica no gueto de Varsóvia, em 1943, é ferozmente reprimida. Até final da guerra são vítimas de genocídio seis milhões de judeus, muitos dos quais mortos em câmaras de gás.”
[312]

REVISTA DA SEMANA 

Visão (25 Setembro)
"Portas quer «entendimento duradouro» com o PSD. Para o líder do PP, só a união dos dois partidos permite uma «alternativa credível ao socialismo». Na primeira intervenção do congresso, Portas diz que, para as eleições europeias, é «natural» que PP e PSD promovam uma «aproximação».
O ministro das Obras Públicas, Carmona Rodrigues, reconhecera que existem 200 pontes degradadas no nosso país. O IEP diz que são 160, das quais 41 muito perigosas.
Duas semanas depois do golpe de Estado que afastou Kumba Ialá da presidência, e após o aparente regresso à normalidade, o caos voltou a instalar-se na Guiné-Bissau. Esta sexta-feira o quartel militar de Mansoa, próximo da capital guineense, foi atacado por um grupo armado, provocando a morte de pelo menos duas pessoas."

[311]

Últimas actualizações

Weblog Commenting by HaloScan.com

This page is powered by Systran.

This page is powered by 

Blogger. Isn't yours?

Topo da página